JOVEM PAN PENÁPOLIS

Em novo decreto, Braúna restringe atendimento presencial no comércio até às 18h

Região

Estabelecimentos poderão atender o público das 6h às 18

Atendimento presencial do comércio poderá ser até às 18h; após o horário, só delivery

Atendimento presencial do comércio poderá ser até às 18h; após o horário, só delivery. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Novo decreto, publicado essa semana pela Prefeitura de Braúna (a 32 km de Penápolis), endurece mais as medidas restritivas e restringe o atendimento presencial no comércio. As ações, que iniciaram na sexta-feira (18), acontecerão até o final deste mês, tendo por objetivo conter o avanço de casos positivos e de mortes pela Covid-19, o novo coronavírus.

O documento, assinado pelo chefe do Executivo, Heitor Verdú (Podemos), determina que os estabelecimentos comerciais poderão atender o público apenas das 6h às 18h. Após este horário, deverão funcionar apenas na modalidade delivery. Continua proibido o consumo no local e em espaços públicos.

O descumprimento das medidas implicará na cassação do alvará e até na lacração do comércio, além de outras sanções, baseadas no Código Penal e no decreto estadual 65.540, de 25 de fevereiro de 2021. No começo do mês, a administração já havia tomando outras medidas para conter a proliferação da doença em seus habitantes. Praças e outros espaços públicos estão fechados por tempo indeterminado.

No âmbito educacional, as aulas seguem remotas, estando às unidades abertas para receber os estudantes que não dispõem de meios tecnológicos para acompanhar os materiais de ensino. Braúna passou de 608 para 612 casos positivos de coronavírus. Cinco estão internados, 519 se recuperaram, 27 aguardam resultado dos exames e, desde o começo da pandemia, houve 19 óbitos pelo vírus no município.


CIDADES

Além do município, outras cidades da microrregião também restringiram algumas atividades. Em Alto Alegre, as ações, de caráter temporário e excepcional, terão vigência até o dia 27. Dentre as medidas, os espaços públicos, como as praças, academias ao ar livre, Centro de Lazer do Trabalhador, parque infantis, entre outros, serão interditadas para evitar aglomerações.

Áreas de lazer, sociais e salões de festas serão fechadas. Atividades presenciais em templos religiosos, como missas e cultos, estarão proibidas durante o período. Ainda conforme o documento, o atendimento ao público para as demais atividades permitidas na fase vigente do Plano São Paulo é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h e, aos sábados das 8h às 14h.

Aos domingos, deverão manter-se fechados. O toque de recolher acontecerá todos os dias, das 19h às 5h. Farmácias poderão funcionar de segunda à sábado até às 20h e, aos domingos, até às 12h. Os postos de combustíveis atenderão no mesmo horário, porém, aos domingos, até às 17h, apenas para abastecimento de veículos, sendo proibida a venda de qualquer produto.

Os bares e depósitos de bebidas poderão atuar de segunda à sexta, das 8h às 17h e, aos sábados, das 8h às 14h, apenas na modalidade drive-thru, sendo proibido o acesso ao público nestes estabelecimentos. Das 17h às 22h, assim como eles, os restaurantes, lanchonetes e similares só poderão atender os clientes por delivery.

Por prazo indeterminado, a realização de eventos particulares estão suspensas, bem como o consumo de bebida alcoólica em vias e espaços públicos das 17h às 5h. O estabelecimento que descumprir as normas, além da multa, poderá ter a suspensão do alvará de funcionamento por até 90 dias e, em caso de reincidência, a cassação definitiva do documento.

Luiziânia foi outra cidade. O comércio local atendeu na modalidade drive-thru e delivery, sendo proibida a realização de reuniões, concentrações e permanência de pessoas nos espaços públicos, em especial, em praças, ruas e avenidas.

Os eventos esportivos, inclusive um torneio de pipas, ficaram suspensos, assim como particulares, ou seja, reuniões com objetivos institucionais, comunitários, recreativos, comerciais ou promocionais, em área urbana ou rural, inclusive em quiosques, chácaras, sítios ou fazendas.

Glicério decretou, no começo do mês, que o município ficasse na Fase Vermelha, onde apenas os serviços considerados essenciais funcionaram, desde que seguissem as recomendações sanitárias impostas. Outros permaneceram fechados e a realização das atividades de caráter religioso de qualquer crença ou denominação foram proibidas. Em outras cidades, as ações de fiscalização se intensificaram, principalmente aos fins de semana.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.