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Em quatro anos, multas de trânsito aplicadas em Penápolis reduzem em 69%

Cidade

Em 2017, foram feitas 5.090 multas; 2018, 3.766; 2019, 2.048; 2020, 1.531

Infrações mais cometidas foram conduzir sem licenciamento, deixar de registrar em 30 dias e guiar sem CNH

Infrações mais cometidas foram conduzir sem licenciamento, deixar de registrar em 30 dias e guiar sem CNH. Foto: Ivan Ambrósio

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Levantamento feito recentemente pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) aponta que a quantidade de autuações feitas pelo órgão em Penápolis, nos últimos quatro anos, reduziu em 69%. Segundo os números, em 2017, foram feitas 5.090 multas.

No ano seguinte, houve 3.766. Já em 2019, as autuações foram 2.048, obtendo queda ainda maior em 2020, quando o departamento registrou 1.531. A diminuição também foi reflexo em todo o Estado de São Paulo. Foram aplicadas 1,9 milhão de multas em 2017, contra 876 mil em 2020, ou seja, uma redução de 53,8%. Este é o menor número nos últimos 15 anos. Em 2006, foram contabilizadas 820 mil autuações.


INFRAÇÕES

As três infrações mais cometidas pelos motoristas paulistas foram conduzir o veículo sem que esteja devidamente licenciado, deixar de efetuar o registro em 30 dias e conduzir sem possuir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

Apesar da pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, ter contribuído para diminuição de autuações, por conta da recomendação do isolamento social desde março de 2020, reduzindo a circulação de veículos pelas vias urbanas, o diretor-presidente do Detran, Neto Mascellani, atribui o resultado também às ações de educação de trânsito permanentes.

“O órgão trabalha fortemente na conscientização e educação, e isso se reflete na redução das autuações e na melhoria do trânsito paulista. Em tempos de pandemia, a grande vacina no trânsito é o respeito à legislação para salvar vidas. Só assim diminuiremos perdas humanas e danos causados no trânsito. É um processo de amadurecimento do condutor e de formação do cidadão”, afirmou.

É importante reforçar que as autuações têm caráter administrativo e dependem de abordagem do condutor para serem efetivadas, como, por exemplo, falta de licenciamento, habilitação vencida, uso de celular, entre outras. Cabe esclarecer que o departamento não multa por meio de radar nem autua em rodovias.

Em 2021, foram emitidas, até o momento, 979.466 NA (Notificações de Autuação) e 390.641 NPs (Notificações de Penalidades), lembrando que, a partir da portaria 208/21 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o envio foi suspenso.


EMPLACAMENTOS

Além das autuações, no período da pandemia, entre março de 2020 a abril deste ano, o Detran emitiu 1.932 registros de emplacamentos de veículos novos nas cidades que compõem a microrregião. Desse total, 1.493 foram em Penápolis, seguido por 156 em Avanhandava. Alto Alegre foram 65, Braúna e Luiziânia 63 cada, Barbosa 49 e, por fim, 43 em Glicério.

Uma das formas, segundo o órgão, tem sido o emplacamento digital de veículos zero quilômetros, que começou a ser oferecido a partir de 27 de maio de 2020, se tornando uma alternativa ágil e rápida para o cidadão. Em todo Estado de São Paulo, foram feitos 764.252 registros. Desse total, 32.218 foram atendimentos presenciais.

O registro e emplacamento digital de veículos novos deve ser realizado por meio dos canais digitais do Detran, contemplando todas as fases do processo: pagamento de taxa de primeiro registro, envio dos documentos, recolhimento do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), impressão e download do CRLV-e.

Para requisitar a abertura do serviço, é necessário que o proprietário realize o pagamento da taxa de primeiro registro, no valor de R$ 355,80, por intermédio do aplicativo do Banco do Brasil, Bradesco, Santander ou nas casas lotéricas, informando o CPF/CNPJ no instante em que fizer o recolhimento da taxa.

Além disso, é importante que o proprietário tenha em mãos as notas fiscais (fabricante e consumidor final), RG, CPF, comprovante de endereço, decalque do número do chassi e a taxa de primeiro registro recolhida. Todos os documentos deverão estar digitalizados para abertura do serviço on-line. O cidadão pode acompanhar sua solicitação pelo portal do Detran na aba “acompanhamento de serviços de veículos”.

Nessa funcionalidade, é possível consultar o status da solicitação, se falta algum documento e se a guia de IPVA já está disponível para pagamento. Para conclusão do serviço é necessário o envio on-line do comprovante de recolhimento do IPVA (primeira parcela ou integral). Finalizado o processo, o proprietário terá a confirmação do registro do veículo e acesso ao código de segurança do CRLV-e no serviço de “acompanhamento de serviços de veículos”.

Para acessá-lo em formato digital, é necessário baixar o aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito). Caso opte pelo licenciamento impresso, é possível baixar e imprimi-lo pelo portal no serviço “Licenciamento do veículo”. Para efetuar o acesso, é necessário fazer o login e informar o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica) e a senha.

Preencha os campos e insira seu número de celular para envio de SMS com o código de segurança a ser informado na solicitação de licenciamento. Após obter o licenciamento digital, o cidadão poderá contratar a estampagem da placa em um estampador credenciado pelo Detran. A relação de estampadores credenciados pode ser obtida no portal.



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