JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Em reunião, prefeitos decidem intensificar fiscalização nos municípios da microrregião

Região

Encontro ocorreu na tarde de ontem (10), no gabinete da Prefeitura de Penápolis

Prefeitos da microrregião se reuniram na tarde de ontem (10)

Prefeitos da microrregião se reuniram na tarde de ontem (10). Foto: Arquivo/JI

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Em reunião ocorrida no começo da tarde de ontem (10), os sete prefeitos da microrregião – Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis – decidiram que intensificarão a fiscalização em seus municípios, com o objetivo de conter o avanço de casos positivos e mortes pela Covid-19, o novo coronavírus.

A expectativa é que estas ações, a serem feitas por meio dos fiscais de posturas e Vigilância Sanitária das cidades, contando com o apoio da Polícia Militar e do Tiro de Guerra, aconteçam a partir de hoje (11) e perdurem até o final de semana.

O encontro contou com as presenças dos chefes dos Executivos Carlinhos Sussumi (MDB); Ciro Veneroni (PSD); Rodrigo Primo Antunes (PSD); Heitor Verdú (Podemos); Ildo de Souza (PSDB); Rogélio Cervigne Barreto (DEM) e Caíque Rossi (PSD), além de representantes de outros setores, entre eles, a PM.

Na tarde de quarta (9), eles já tinham se reunido para discutir as ações a serem tomadas - individualmente ou em conjunto -, porém, como não houve, inicialmente um consenso e, pelo fato de Souza estar em uma audiência na capital paulista, o encontro foi suspenso, sendo retomado nesta quinta.


LOCKDOWN

Segundo o que foi apurado pela reportagem, a chance de haver um lockdown regional é mínimo para não onerar ainda mais o comércio. No entanto, essa possibilidade não foi descartada, caso alguns comerciantes - especialmente donos de bares e lanchonetes - não cumpram as recomendações do Plano São Paulo, do governo estadual, como atenderem presencialmente até às 21h e com capacidade de 40%.

Ainda durante a reunião, ficou definido que cada prefeito poderá decretar medidas mais restritivas, caso seja necessário, bem como que os fiscais de obras e posturas e motoristas do transporte coletivo local sejam colocados nos grupos prioritários de vacinação contra o coronavírus.

Além disso, foi explanado aos presentes por um médico, que participou do encontro, que está havendo aumento no número de infectados por diversas causas e sem um grupo específico definido, em virtude da potencialização das novas variantes. O profissional ainda relatou que o sistema de saúde local opera com capacidade próxima da máxima, mas ainda sob controle.


CONSCIENTIZAÇÃO

Para o prefeito Caíque, é preciso que haja a conscientização da população. “Estas ações acontecem frequentemente, contando com o apoio da Polícia Militar nos trabalhos. Estamos em um momento de união e responsabilidade e a comunidade seguir as recomendações é imprescindível para contermos o avanço da pandemia”, disse.

Já Ciro Veneroni, de Avanhandava, disse que, se for necessário, endurecerá as medidas. “Vamos apertar a fiscalização nos locais que estão descumprindo as normas. Já decretei, recentemente, um lockdown no município num final de semana e não tenho medo de tomar essa atitude mais uma vez”, destacou.

Antes mesmo desta reunião, alguns chefes dos Executivos da comarca, como Souza, Verdú e Barreto publicaram decretos, restringindo algumas medidas. Dentre elas, está o atendimento nas modalidades delivery e drive-thru de alguns setores do comércio, o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais, proibição de reuniões, eventos esportivos e religiosos, além da interdição de espaços públicos, como praças.

“Já coloquei Glicério na Fase Vermelha recentemente e não hesitarei em fazer isso se for necessário”, garantiu Souza. Sussumi, de Alto Alegre, deverá editar, nas próximas horas, decreto endurecendo algumas medidas. A reportagem não conseguiu contato com os prefeitos de Barbosa, Braúna e Luiziânia para comentarem sobre a reunião.



AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.