Em reunião, prefeitos decidem intensificar fiscalização nos municípios da microrregião
Região
Encontro ocorreu na tarde de ontem (10), no gabinete da Prefeitura de Penápolis
Ivan Ambrósio 11/06/2021Em reunião ocorrida no começo da tarde de ontem (10), os sete prefeitos da microrregião – Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Glicério, Luiziânia e Penápolis – decidiram que intensificarão a fiscalização em seus municípios, com o objetivo de conter o avanço de casos positivos e mortes pela Covid-19, o novo coronavírus.
A expectativa é que estas ações, a serem feitas por meio dos fiscais de posturas e Vigilância Sanitária das cidades, contando com o apoio da Polícia Militar e do Tiro de Guerra, aconteçam a partir de hoje (11) e perdurem até o final de semana.
O encontro contou com as presenças dos chefes dos Executivos Carlinhos Sussumi (MDB); Ciro Veneroni (PSD); Rodrigo Primo Antunes (PSD); Heitor Verdú (Podemos); Ildo de Souza (PSDB); Rogélio Cervigne Barreto (DEM) e Caíque Rossi (PSD), além de representantes de outros setores, entre eles, a PM.
Na tarde de quarta (9), eles já tinham se reunido para discutir as ações a serem tomadas - individualmente ou em conjunto -, porém, como não houve, inicialmente um consenso e, pelo fato de Souza estar em uma audiência na capital paulista, o encontro foi suspenso, sendo retomado nesta quinta.
LOCKDOWN
Segundo o que foi apurado pela reportagem, a chance de haver um lockdown regional é mínimo para não onerar ainda mais o comércio. No entanto, essa possibilidade não foi descartada, caso alguns comerciantes - especialmente donos de bares e lanchonetes - não cumpram as recomendações do Plano São Paulo, do governo estadual, como atenderem presencialmente até às 21h e com capacidade de 40%.
Ainda durante a reunião, ficou definido que cada prefeito poderá decretar medidas mais restritivas, caso seja necessário, bem como que os fiscais de obras e posturas e motoristas do transporte coletivo local sejam colocados nos grupos prioritários de vacinação contra o coronavírus.
Além disso, foi explanado aos presentes por um médico, que participou do encontro, que está havendo aumento no número de infectados por diversas causas e sem um grupo específico definido, em virtude da potencialização das novas variantes. O profissional ainda relatou que o sistema de saúde local opera com capacidade próxima da máxima, mas ainda sob controle.
CONSCIENTIZAÇÃO
Para o prefeito Caíque, é preciso que haja a conscientização da população. “Estas ações acontecem frequentemente, contando com o apoio da Polícia Militar nos trabalhos. Estamos em um momento de união e responsabilidade e a comunidade seguir as recomendações é imprescindível para contermos o avanço da pandemia”, disse.
Já Ciro Veneroni, de Avanhandava, disse que, se for necessário, endurecerá as medidas. “Vamos apertar a fiscalização nos locais que estão descumprindo as normas. Já decretei, recentemente, um lockdown no município num final de semana e não tenho medo de tomar essa atitude mais uma vez”, destacou.
Antes mesmo desta reunião, alguns chefes dos Executivos da comarca, como Souza, Verdú e Barreto publicaram decretos, restringindo algumas medidas. Dentre elas, está o atendimento nas modalidades delivery e drive-thru de alguns setores do comércio, o fechamento de estabelecimentos considerados não essenciais, proibição de reuniões, eventos esportivos e religiosos, além da interdição de espaços públicos, como praças.
“Já coloquei Glicério na Fase Vermelha recentemente e não hesitarei em fazer isso se for necessário”, garantiu Souza. Sussumi, de Alto Alegre, deverá editar, nas próximas horas, decreto endurecendo algumas medidas. A reportagem não conseguiu contato com os prefeitos de Barbosa, Braúna e Luiziânia para comentarem sobre a reunião.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.