Encontro orienta sobre destinação de resÃduos de construção civil
Cidade
Membros do poder público e de empresas de caçambas se reuniram nesta semana para tratar sobre as novas regras
Da Redação 28/07/2019Desde o mês de maio, está em vigor uma nova regulamentação para os geradores de resíduos da construção civil. Quem fizer uma reforma ou construção deve ficar atento e separar os materiais na obra e dar sua destinação final adequada.
Para discutir situação atual e formas de orientação à população membros do poder público e de empresas de caçambas se reuniram nesta semana. O encontro contou com a presença do prefeito Célio de Oliveira; o presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Edson Bilche Girotto; o chefe do Serviço de Fiscalização de Obras e Posturas, Laércio Aparecido da Silva e representantes de seis empresas de aluguéis de caçambas.
Segundo o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, a medida está sendo cumprida pela maioria da população, mas ainda há casos isolados de descumprimento da medida. Em casos de descumprimento da lei, são aplicadas multas pela secretaria municipal de Obras.
“Desde 2002 há uma resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente que estabelece as regras para a destinação dos resíduos da construção civil e a responsabilidade da separação e destinação final é dos geradores dos resíduos”, esclareceu.
Os resíduos da construção civil geram um grande volume de materiais. “O ideal é gerar o mínimo de resíduos, com pouco desperdício de materiais e reaproveitamento. A legislação ambiental direciona para este sentido, devido à intensa ocupação dos espaços urbanos, é fundamental haver colaboração de todos os segmentos, principalmente do gerador dos resíduos”, afirmou Batata.
Durante a reunião, o prefeito destacou que há necessidade de mudança cultural das pessoas para gerar menos resíduos, incluindo também, os resíduos da construção civil.
“Toda mudança necessita de adaptação das pessoas e, com a intensificação de campanhas de divulgação, haverá maior cumprimento das medidas necessárias. A conservação do meio ambiente depende do envolvimento de toda a população”, enfatizou Célio. (*) Com informações da Secom - PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.