FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Enem: professora dá dicas do que fazer antes e durante as provas

Educação

Além da redação, candidatos respondem questões de linguagem e ciências humanas

Professora de redação, Ayne dá dicas de como ir bem nas provas do Enem

Professora de redação, Ayne dá dicas de como ir bem nas provas do Enem. Foto: Ivan Ambrósio

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Neste domingo (3), acontece em todo o Brasil a prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Em Penápolis, 1.205 candidatos participarão desta etapa, respondendo ainda questões de linguagem e ciências humanas.

Pensando nos estudantes que estão tensos sobre possíveis assuntos que podem ser abordados na prova, o INTERIOR entrevistou a professora de redação das unidades do Sistema Anglo de Ensino de Araçatuba e Penápolis, Ayne Regina Gonçalves Salviano, falou sobre temas que têm grande probabilidade de cair na redação.

A prova terá duração de 5h30, iniciando às 13h30 e finalizando às 19h. No próximo domingo (10), serão questões de matemática e ciências da natureza, com a duração de cinco horas, com previsão inicial às 13h30 e término às 18h30. O gabarito será divulgado no dia 13 e o resultado final em janeiro de 2020.


OBJETIVAS

Ayne, que é graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, e possui mestrado em Comunicação e Semiótica, atuando como professora convidada do Unisalesiano, ressaltou que a intenção é que as provas sejam mais objetivas e que não envolvam temas polêmicos.

“O governo federal, por meio do Ministério da Educação, informou desde a posse do presidente Jair Bolsonaro (PSL) que tinha a intenção de fazer estas mudanças”, disse. Para que o candidato vá bem, a rotina de estudos é primordial.

“O planejamento é a base do sucesso. É preciso mirar o ponto de chegada (aprovação) e traçar a rota. Nós, no Anglo, tempos um lema que é “aula dada, aula estudada no dia”. O candidato tem milhares de informações para reter de mais de uma dezenas de disciplinas e, por isso, precisa estudar diariamente se quiser aprovação em vestibular concorrido”, destacou.


REDAÇÃO

Além das questões de múltipla escolha, a redação é um dos pontos mais “temido” pelos candidatos. Para a professora, ela precisa ser encarada como a principal ferramenta para a aprovação no exame, já que vale mil pontos, num total de dois mil.

“No cálculo final, representa 20% da média geral. Então, quem treina redação ao longo do ensino médio, tem boas chances de garantir uma ótima média para a aprovação. Tentar acertar o tema não é o importante, mas saber escrever sobre qualquer assunto que for questionado”, lembrou.

Ayne acrescentou que existe uma “tática” seguida nos anos anteriores, ou seja, os temas estavam sempre vinculados a leis aprovadas no primeiro semestre. “Em 2018, o tema foi sobre a manipulação do usuário pelo controle de dados da internet. No ano anterior, foi aprovada uma lei para inclusão dos surdos nas escolas e o tema também foi esse”, frisou.

Em 2019, várias leis foram aprovadas e poderão ser o assunto da redação. “Se a tendência permanecer, pode ser que o candidato tenha como tema a crise hídrica, a criminalização das fake news, a questão do automutilamento e o aumento do suicídio, a educação financeira, o envelhecimento da população e a reforma da previdência, a proibição de casamentos antes dos 16 anos, entre outros”, reforçou.

Outros assuntos, segundo ela, sempre rondam e estão no banco de apostas. “Temos o sistema penitenciário, a democratização da educação pela internet, evasão escolar, educação cívico-militar, doação de órgãos. Os palpites não acabam”, observou.


REVISÃO

Muitos candidatos acham que, faltando poucos dias para a prova, conseguirão dominar todo o conteúdo. Ayne diz que esse período é para revisão.

“Não é possível estudar todo o conteúdo, pois são cobrados conhecimentos de todo o ensino médio. O que vale fazer agora é pegar dicas para relembrar o que já se estudou. Por isso há uma infinidade de eventos de escolas e plataformas digitais promovendo “aulões” para o Enem. A aprovação não é uma questão de sorte, mas de merecimento. E quem não estudou, não deve passar”, ressaltou.

Para as provas, ela dá outras dicas importantes. “Durmam pelo menos oito horas e alimentem-se de comidas leves para não passar mal. Antes de sair de casa, confira se está com o documento com foto e mais todo o material que precisará, especialmente as canetas pretas, de plástico transparente. Leve água e alimentos, como barra de cereais ou chocolate (tudo em plástico transparente) e, o mais importante: chegue com antecedência”, proferiu.

Quem for fazer o exame em 2020, já pode anotar as dicas da professora. “Estabeleçam uma rotina de estudos todos os dias, deixando apenas o domingo para descansar. Copie os resumos da lousa e faça todos os exercícios sugeridos pelo professor. Use as redes sociais a seu favor e siga todos os perfis de educação das mais variadas disciplinas”, salientou. Outros conselhos também são citados por ela.

“Há muita aula complementar boa e gratuita na internet. Leia notícias todos os dias, uma revista de assuntos variados por semana e um livro por mês. A nota alta em redação só vem com repertório. E nesse ponto, escreva, pelo menos, um texto por semana. Se ele puder ser corrigido por um (a) professor (a), melhor. Se não, ainda assim faça e entregue para um pai ou mãe ajudar, irmão mais velho, namorado ou namorada, amigos, entre outros. É sempre bom ouvir um retorno”, finalizou.



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.