BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Equipe da Zeladoria Urbana atua em diversas áreas da cidade

Cidade

Equipes têm atuado firmemente na remoção de terra espalhada pelas águas da chuva

Equipe atua na capinação das alçadas, remoção de terra oriunda de enxurradas e coleta de resíduos

Equipe atua na capinação das alçadas, remoção de terra oriunda de enxurradas e coleta de resíduos. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Com o objetivo de zelar pela limpeza de Penápolis, o Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis) implantou em 2019 o projeto de Zeladoria Urbana, que realiza serviços de limpeza urbana complementar, como capinação das calçadas, remoção de terra carregada pelas enxurradas e coleta de resíduos em vias públicas.

Esse trabalho é executado diariamente pela equipe e, devido à grande demanda, também conta com apoio da Prefeitura, através de parceria com a secretaria municipal de Obras e Serviços e de Agricultura. Segundo informou o presidente do Daep, Edson Bilche Girotto, o Batata, atualmente as equipes da zeladoria têm atuado firmemente na remoção de terra espalhada pelas águas da chuva, que acabam se acumulando nas vias e calçadas.

“Além disso, os trabalhos de capinação em pontos críticos continuam diariamente”, informou. Ele conta que mesmo com toda a estrutura das sete unidades ecopontos, coleta de animais mortos, coleta seletiva e coleta regular, infelizmente ainda é comum encontrar despejo de materiais como entulhos, madeiras, restos de móveis, podas e garrafas plásticas nas ruas, avenidas e canteiros centrais.

“O despejo irregular desses detritos também ocorre em praças e áreas de preservação. É por isso que o projeto de Zeladoria Urbana surgiu para eliminar esses problemas no descarte ilegal”, explicou. Para o prefeito Célio de Oliveira, o projeto de Zeladoria Urbana, além de melhorar o aspecto visual de Penápolis, também auxilia indiretamente no controle de vetores.

“A disposição desses resíduos em locais inadequados, afeta de forma prejudicial o meio ambiente, provoca alagamentos aos entupir galerias pluviais, atrai vetores que ameaçam a saúde pública, além da poluição visual da área urbana”, lembrou. “Por isso, o projeto Zeladoria Urbana tem como meta manter a limpeza da cidade, atingindo um resultado acima do esperado, sendo inclusive, bastante elogiado pela população”, concluiu o prefeito. (*) Com informações da Secom – PMP



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.