COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Equipes do CREA e IC fazem perícia detalhada em shopping onde marquise caiu

Polícia

Estrutura matou a jovem Késia Aquilino Cândido, de 18 anos, e feriu uma fisioterapeuta, de 38

Marquise cedeu e matou a jovem Késia Aquilino Cândido (destaque), de 18 anos

Marquise cedeu e matou a jovem Késia Aquilino Cândido (destaque), de 18 anos. Foto: Ivan Ambrósio

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Equipe do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo) estiveram, na manhã de ontem (25), analisando a estrutura do Penápolis Shopping Center. Os trabalhos ocorrem após a queda de uma marquise, no sábado (23), que matou a jovem Késia Aquilino Cândido, de 18 anos, e feriu uma fisioterapeuta, de 38.

Dois representantes do órgão, entre eles o gerente regional José Paulo Saes, foram ao local colher documentações e imagens. Eles chegaram por volta das 11h e permaneceram por mais de uma hora vistoriando todo o prédio na parte interna e externa. Representantes do shopping acompanharam os trabalhos, assim como engenheiros da Prefeitura.

“A análise que fazemos neste momento é administrativa, ou seja, colhemos toda documentação, além de notificarmos o empreendimento e demais órgãos, como Prefeitura, Corpo de Bombeiros, entre outros. Não analisamos os motivos que levaram à queda da marquise, mas sim a conduta do profissional responsável pela obra”, disse.

Saes acrescentou que a previsão é que esta análise fique pronta em dez dias, mas o prazo pode ser prorrogado. “De posse de todos os documentos, abriremos um processo e mandaremos para uma câmara específica do órgão que apurará se houve erro na execução do projeto ou na forma de como foi feito”, destacou.

Além do Crea, peritos do IC (Instituto de Criminalística) também estiveram no shopping. Na oportunidade, eles fizeram uma nova perícia, desta vez, apoiados por uma equipe de Araçatuba especializada em edificações. O trabalho deverá apontar as causas do desabamento da marquise que ficava na porta de entrada da avenida Bento da Cruz. Os laudos devem sair em até 30 dias.

O delegado que apura o caso e titular do 1º DP (Distrito Policial), Guilherme Brandão de Souza, informou que, preliminarmente, os trabalhos estão na coleta de dados e documentos, além de ouvir testemunhas. “No decorrer da investigações é que tomaremos outras decisões sobre esse grave acidente registrado como homicídio culposo”, relatou.


FAMÍLIA

Durante os trabalhos, familiares de Késia estiveram no local. O pai dela, Ezequias Cândido, contou que a vítima - que era a caçula -, estava esperando o marido, quando a estrutura cedeu. “Eles vieram até o Centro numa loja para que ela comprasse uma peça de roupa. Enquanto ela ficou adquirindo, meu genro saiu com o carro para ir até um lava jato”, contou.

Ele disse ainda que a jovem, que completaria 19 anos o mês que vem, foi até o shopping para usar o celular da irmã, que trabalha em uma das lojas. “Como o aparelho dela ficou em casa carregando a bateria, ela foi até lá para ligar para o meu genro ir buscá-la. Após fazer isso, ficou esperando ele embaixo da marquise mas, infelizmente, não deu tempo”, relatou emocionado.

O filho de sete meses estava com o pai dentro do carro. Emocionado, ele agradeceu o carinho de toda a população neste momento tão difícil para a família. “O apoio que estamos tendo é o que está nos ajudando a superar tudo isso. Sei que minha filha está muito bem, ao lado de Deus, e aguardamos uma resposta das autoridades para esclarecer o que de fato aconteceu”, finalizou.

O corpo da jovem foi velado no Bom Pastor Memorial. Diversos familiares e amigos compareceram para dar o último adeus a Késia, que foi sepultada no domingo (24), às 10h, sob forte comoção.


CASO

Comerciantes relataram que ouviram um barulho assustador e correram para a frente do shopping, quando viram a marquise caída. Houve choro, pânico e pedidos de socorro. Equipes dos bombeiros de Penápolis, Araçatuba e Birigui rapidamente chegaram ao local. Policiais militares e civis, alguns até de folga, ajudaram nos trabalhos. Populares também auxiliaram. Dois caminhões-munck foram usados no resgate.

A fisioterapeuta sofreu ferimentos pelo corpo e foi levada para receber atendimento médico. No sábado, ela foi encaminhada a um hospital particular de Araçatuba, onde passou por uma cirurgia na coluna. A vítima permanece internada e o estado de saúde é estável.

A secretaria municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana promoveu a interdição parcial no entorno do shopping para a preservação do local. Em comunicado, a Prefeitura solicitou aos motoristas que evitassem transitar nas proximidades.

Além da colocação de dispositivos para a interrupção do trânsito, foram instalados tapumes cercando a área do acidente com a queda da marquise. Foi interditado também o acesso à outra entrada ao centro de compras pela rua São Francisco. Sobre esta porta há uma estrutura semelhante à que desabou.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.