Equipes realizam visitas casa a casa para Avaliação de Densidade Larvária
Cidade
Trabalho de visita casa a casa visa medir a infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti
Da Redação 21/06/2024A Prefeitura de Penápolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde informa que foram iniciadas nesta semana, as visitas casa a casa para a realização da ADL – Avaliação de Densidade Larvária/junho2024. A ação começou na segunda-feira, 17, e pretende seguir até o máximo, na próxima sexta-feira, dia 28 de junho.
Segundo explicou o secretário municipal de Saúde, Dr. Luiz Washington Bozzo Nascimento Filho, o trabalho de visita casa a casa visa medir a infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti no município de Penápolis, e a partir do índice encontrado, nortear as ações de combate à dengue que deverão ser tomadas nas áreas com maior infestação e também nas demais áreas da cidade.
VISITADORES
A Prefeitura de Penápolis destaca que o trabalho de visita casa a casa para a realização do ADL é feito por servidores municipais, sendo equipes de Agentes de Combate às Endemias da Vigilância Epidemiológica, juntamente com a equipe de Apoiadores de Combate a Dengue.
Vale ressaltar que todos os servidores estão devidamente uniformizados e com crachá de identificação com foto. Além disso, as visitas ocorrem em horário de trabalho das equipes, das 7h às 17h.
“Mesmo assim, caso algum munícipe tenha dúvidas em permitir a entrada do funcionário na residência, basta entrar em contato com a Vigilância Epidemiológica, informando o nome do visitador e a localidade em que se encontra”, orientou o secretário Dr. Luiz Washington.
Em caso de dúvidas, os telefones da Vigilância Epidemiológica são (18) 3652-7802 ou (18) 3653-5242 para confirmação.
SOBRE O ADL
A realização do ADL – Avaliação de Densidade Larvária consiste em vistoriar 300 quadras sorteadas, que contemplam todas as áreas de Penápolis. Durante a vistoria, caso sejam encontrados recipientes com água, os mesmos serão verificados quanto à existência de larvas.
As larvas devem ser coletadas e enviadas para análise no laboratório dentro do Serviço de Vigilância Epidemiológica, para sua identificação.
Após a análise e em posse dos dados retirados do ADL, a Vigilância Epidemiológica consegue identificar os tipos de criadouros existentes e as quantidades encontradas em cada região da cidade.
A partir dessa amostragem, o município de Penápolis, por meio da Secretaria de Saúde, deverá traçar as ações de combate a dengue que são mais eficazes para cada localidade, de acordo com o índice encontrado em cada região. (*) Com informações da Prefeitura
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.