Escola Dr. Carlos Sampaio Filho promoverá ‘Concurso de Desenho Anime’
Educação
Evento acontecerá em 12 de novembro e premiará as 3 melhores apresentações
Ivan Ambrósio 20/10/2021A escola estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, de Penápolis, promoverá, em 12 de novembro, a primeira edição do Concurso de Desenho com a temática “Anime”, nome dado às animações originadas no Japão e que, atualmente, são produzidas em todo o mundo, tendo como características principais o contraste, elementos temáticos da ficção científica e fantasia e cores brilhantes.
Apesar de muitos acreditarem que elas são apenas séries animadas de televisão, também podem ser encontradas em filmes cinematográficos. A iniciativa do concurso na escola partiu da professora de educação inclusiva, Rosa Cristina Moreli de Carvalho Moreira, a Rosa Flor, durante uma das atividades com o 6º ano.
“Na intenção de fazer com que os estudantes despertassem suas habilidades e ajudassem na elevação da autoestima, um belo dia me fantasiei na personagem Konan, da série Naruto. Imediatamente, eles se interessaram, onde tive a ideia de fazer esse concurso, que está tendo todo apoio e incentivo da gestão escolar”, disse.
Todos os alunos da unidade poderão participar. O evento acontecerá no salão nobre da escola, às 9h. Além do desenho, o estudante terá de contar quem o criou, a sua história e quando que as primeiras aparições surgiram no Brasil.
“A escola, além de acolhedora, sempre está aberta para novas ideias e o objetivo principal é fazer com que os alunos descubram melhor suas vocações, se interajam com os demais e, principalmente, descubram os quatro pilares da educação: conhecer, viver, fazer e ser”, destacou a professora.
Um corpo de jurados, formados por professores e jovens de outras escolas da cidade, escolherão os melhores. O vencedor receberá uma bicicleta, o segundo colocado um kit desenho e, o terceiro, uma camiseta anime. Os demais receberão certificados de participação. Rosa Flor ressalta que a adesão tem sido positiva.
“Já é notório ver os estudantes comentando sobre o concurso, qual personagem farão e as pesquisas que estão fazendo. É muito gratificante quando eles e, principalmente, a gestão e demais funcionários da escola abraçam uma causa, especialmente quando o intuito é estimular o protagonismo juvenil”, analisou.
PEI
A escola possui, atualmente, 450 alunos que estudam na modalidade PEI (Programa de Ensino Integral) e que potencializa a melhoria da aprendizagem e o desenvolvimento integral dos estudantes, nas dimensões intelectual, física, socioemocional e cultural, por meio de um modelo pedagógico articulado a um modelo de gestão.
No primeiro, são trabalhadas práticas pedagógicas, como Tutoria, Nivelamento, Protagonismo Juvenil com Clubes Juvenis e Líderes de Turma, além de componentes curriculares específicos, como Orientação de Estudos e Práticas Experimentais, que potencializam a formação integral do estudante a partir do seu Projeto de Vida. O segundo permite o planejamento, desenvolvimento e acompanhamento das ações pedagógicas, de maneira estruturada.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.