Escola João Teixeira Sampaio prepara alunos para o Enem
Educação
Pré-Vestibular social online JTS tem trabalho voluntário
Carlos Netto 30/07/2020A escola estadual João Teixeira Sampaio, de Penápolis, está com inscrições abertas para o projeto pré-vestibular social online JTS, que oferecerá aulas online para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) a estudantes das escolas abrangidas pela Diretoria de Ensino, que englobam as cidades de Alto Alegre, Avanhandava, Barbosa, Braúna, Clementina, Luiziânia e Santópolis do Aguapeí.
As aulas começam em 3 de agosto e irão até 1º de dezembro, de segunda à sexta-feira, das 20h às 21h. Ao todo, 15 professores voluntários participam desse projeto. Eles, dentro de suas disciplinas, organizarão conteúdos de acordo com o que é exigido nos vestibulares e no exame.
As inscrições são pelo link bit.ly/prevestibularjts e não tem uma quantidade de vagas, e conforme a demanda eles abrirão mais turmas. As aulas são gratuitas e serão lecionadas por um aplicativo. Depois de feita a inscrição, as informações dos interessados serão mandadas para a escola que irá montar as turmas.
O diretor da unidade escolar, Edson Rodrigues, disse que o formato apresentado não é novidade e já existe através dos tradicionais cursinhos, geralmente aplicados em escolas particulares de todo o país.
“O que nós fizemos foi trazer essa proposta para a escola pública, principalmente para auxiliar os alunos das 2ª e 3ª séries do ensino médio do João Sampaio”, relatou. Ele ainda disse que a pandemia do novo coronavírus acabou por afastar os alunos da escola, e na idade daqueles que estão no ensino médio isso ocorre de forma mais acentuada.
“Os estudantes estão na faixa de idade que buscam o mercado de trabalho como aprendiz, o que dificulta ficar na escola. A nossa proposta é resgatar esses alunos que, conseguindo oportunidade de continuar estudando, podem conciliar as duas coisas, ou seja, trabalhar e estudar”, alertou.
O projeto, inicialmente, consistia em oferecer aulas somente para alunos das 2ª e 3ª séries do ensino médio da escola. Depois de moldado e apresentado à Diretoria de Ensino, ele será aplicado aos alunos de todas as escolas públicas abrangidas.
“Essa decisão foi muito boa e, como será de forma online, conseguiremos atender mais alunos. A aceitação está muito boa e quando entrei hoje (ontem) no link das inscrições já tínhamos 70 interessados”, observou.
VOLUNTARIADO
Rodrigues disse que todo trabalho aplicado nesse projeto está relacionado ao empenho dos professores da unidade, inclusive com alguns residentes fora do município que disponibilizaram, de forma voluntária, ajudar no desenvolvimento das atividades.
Segundo ele, na educação, desenvolver um trabalho filantrópico e de qualidade não constitui tarefa fácil. É preciso contar com pessoas especiais que acreditam no poder transformador.
O diretor ainda observou que o projeto nasceu contando com colaboração de professores que, além de especialistas em suas áreas, são movidos pela constante esperança de que “a educação é a arma mais poderosa que pode ser usada para mudar o mundo”.
Trata-se de uma frase de Nelson Mandela, ativista e ex-presidente da África do Sul, que incentivou o grupo na adesão da ideia. “Em nome da equipe gestora da escola, agradeço de coração a todos pelo empenho. Toda nossa gratidão e respeito a esses profissionais. Quero reforçar o convite aos alunos, e a nossa comunidade escolar, para que não percam essa oportunidade ímpar de aprendizagem”, finalizou.
Veja quem são os professores parceiros do projeto:
-- Jura Fidelis - Química;
-- Henrique Ortiz - Biologia;
-- Rafael Augusto - Física 1;
-- Neuman Pinheiro - Física 2;
-- Ma. Luana Brito - Matemática 1;
-- Silzia Mendes Cunha - Matemática 2;
-- Mou Perin - Inglês;
-- Daniela Chamarelli - Língua Portuguesa (Gramática);
-- Carmem Hilário Spina - Língua Portuguesa (Literatura);
-- João Luiz Gaspar Pinto - Língua Portuguesa (Redação);
-- Wesley Oliveira Martins - Geografia;
-- Samuel Oliveira - Geopolítica;
-- Luciana Cristina Pontes Rodrigues - Arte;
-- Alexandre - História;
-- Drª. Cinthia Xavier – Sociologia.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.