Escola Luiz Chrisóstomo define programação do Centenário
Cidade
Programação festiva terá eventos especiais nos dias 20 e 21 de setembro
Carlos Netto 17/09/2019Esta segunda-feira, dia 16 de setembro, foi um dia especial para a comunidade da EE Luiz Chrisóstomo de Oliveira (LCO), que completou 100 anos de sua instalação em Penápolis.
Ao comemorar o centenário, a escola que foi o “Primeiro Grupo Escolar” de Penápolis, terá eventos especiais nos dias 20 e 21, sexta-feira e sábado próximos.
Na última sexta-feira, a comissão formada com integrantes da Diretoria de Ensino da Região e da própria escola definiu o calendário especial do centenário.
Conforme explicou a vice-diretora Rosana Poletti, na sexta-feira, dia 20, a abertura marca para às 8h a Mostra Cultural com apresentação dos trabalhos dos alunos.
“Trata-se do projeto contação de história e teatro, com a professora Silvinha, da unidade escolar. Várias escolas da rede programaram visitas, e estamos prontos para recebê-los”, garantiu Rosana.
CELEBRAÇÃO
No sábado pela manhã, com as presenças de autoridades, acontece o ato oficial de celebração da data, com a realização de uma solenidade especial com a participação de alunos da unidade, professores, entre outros, marcando assim os 100 anos da escola.
A unidade também receberá ex-alunos, ex-professores, entre outros que passaram pela escola.
Sobre o ato, após composição da mesa das autoridades, terá a execução do Hino Nacional cantado pelo Coral formado por alunos da própria escola, os quais cantarão o hino da escola Luiz Chrisóstomo de Oliveira. Na sequencia ocorrem apresentações musicais coordenadas pelo instrutor Silvio Bugiga. Uma aluna fará a leitura de um poema.
CÁPSULA DO TEMPO
O evento, importante para a comunidade escolar em festa, será marcado ainda com a instalação de Cápsula do Tempo, que será aberta após 50 anos, conforme dos organizadores do Centenário.
Trata-se de um recipiente especialmente preparado para armazenar objetos ou informações, com o objetivo que eles possam ser encontrados pelas gerações futuras. No caso da escola, ela será aberta no ano de 2069.
Como ocorreu um projeto escolar para a elaboração de redações trabalhadas com alunos do quinto ano, as escolhidas serão depositadas nessa cápsula do tempo, para ser aberta nas celebrações dos 150 anos.
HISTÓRICO
O professor João Luís dos Santos, supervisor na Diretoria Regional de Ensino da região de Penápolis e também poeta, tem por vocação lembrar e relatar em suas páginas sociais, através de poemas e observações, o cotidiano de pessoas, instituições, entre outras personalidades (expressivas ou não).
No caso do “LCO”, não foi diferente, e segue abaixo, com sua permissão, o que ele diz sobre a essa instituição de ensino.
“No dia 16 de setembro de 1919 (e já estamos beirando os 100 anos), a Comunidade Penapolense recebe o projeto do que seria, oficialmente, a primeira escola pública da cidade.
Nomes que hoje fazem parte da história local, estadual e nacional estavam envolvidos nessa conquista, como Oscar Rodrigues Alves, Manoel Bento da Cruz, Renato Dias de Aguiar, Mauro Álvaro, Antônio de Azevedo Marques, entre outros, articularam e atenderam a reivindicação do já crescente povo Penapolense.
A cidade já tinha 11 anos de fundação oficial. Educação já havia naqueles tempos, com os Freis Franciscanos e Professores Leigos, todos voluntários e valorosos que ensinavam as primeiras letras para nossas crianças e também aos adultos que desejavam adentrar no mundo da escrita.
É uma data representativa da nossa história local. Sem Educação e sem Cultura não se faz uma comunidade, uma cidade, uma nação. 100 anos atrás, Penápolis ainda era uma cidadela em expansão, com a propulsão da Estrada Noroeste do Brasil.
A hoje Escola Estadual Luiz Chrisóstomo de Oliveira (LCO) não apenas foi testemunha, mas uma das principais protagonistas de nossa história. Inicialmente sob a liderança de Antônio de Azevedo Marques, o primeiro diretor do nosso Primeiro Grupo, até a atual geração da diretora Fernanda Greco, professores, funcionários, alunos e seus familiares - Comunidade Escolar da EE LCO - fizeram e fazem brilhantemente a história de nosso povo.” (*) Por João Luís dos Santos.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.