Escola realiza projeto de conscientização ao patrimônio público e meio ambiente
Educação
‘Patrulha da Limpeza’ conta com a participação dos alunos de todos os segmentos da unidade
Ivan Ambrósio 29/05/2022A escola estadual Dr. Carlos Sampaio Filho, de Penápolis, está desenvolvendo entre os alunos o projeto “Patrulha da Limpeza”. O objetivo é conscientizar os estudantes sobre a importância do meio ambiente. A ação tem como responsável a professora de educação inclusiva, Rosa Cristina Moreli de Carvalho Moreira, a Rosa Flor.
Ela conta com o apoio dos funcionários, equipe gestora, demais educadores da unidade e parceiros, entre eles, Prefeitura, Adefipe (Associação dos Deficientes Físicos de Penápolis), Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis), Funepe (Fundação Educacional de Penápolis), Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Sacotem, entre outros.
Segundo a educadora, todos os seguimentos estão colaborando. Dentre as ações a serem feitas, estão à manutenção do prédio histórico da cidade, colaborando com o projeto de coletiva seletiva – reciclagem – da cidade. “Estamos plantando uma semente para que o planeta possa ter cidadãos preocupados com a preservação em todos os aspectos”, disse.
O professor Marcos Henrique, que também está participando do projeto, complementou que a ação também tem o intuito de desenvolver capacidades e habilidades nos alunos. “O meio ambiente é onde ele vive, trabalha, estuda, ou seja, precisamos preservá-lo”, ressaltou. A “Patrulha da Limpeza” consiste em atitudes simples do dia a dia, como não jogar papel no chão e sujar as carteiras, paredes, entre outros objetos.
A iniciativa conta com os próprios alunos auxiliando na limpeza e organização da instituição. Rosa Flor destacou que o papel da escola neste aspecto é de influenciar os cuidados dentro e fora da unidade. “É muito importante para o desenvolvimento para como os cidadãos serão no futuro. O projeto influencia muito no cuidado com a escola e espero que onde eles forem, levem isso adiante”, finalizou.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.