BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Escolas adotam aulas on-line durante a pandemia do coronavírus

Educação

Instituições de ensino superior da cidade e região migram para o formato digital

Professores gravam aulas para disponibilizar aos alunos em plataforma digital

Professores gravam aulas para disponibilizar aos alunos em plataforma digital. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Enquanto a pandemia da Covid-19, o novo coronavírus, avança a passos largos, instituições de ensino no Brasil mudam suas rotinas e modos de ensinar para proteger os estudantes. Em Penápolis e região, a situação não é diferente.

Várias escolas e universidades substituíram as aulas presenciais por encontros virtuais com os alunos. Na portaria 343, publicada em 18 de março no Diário Oficial da União, o MEC (Ministério da Educação) autorizou essa troca por pelo menos 30 dias ou enquanto durar a pandemia. Esse período será revisto de acordo com a necessidade.

O ensino a distância é a alternativa recomendada pelo CNE (Conselho Nacional de Educação), mas as faculdades podem optar por simplesmente suspender as atividades acadêmicas presenciais pelo mesmo período, mas essas deverão ser integralmente repostas depois.

O MEC também dá às instituições de ensino superior a alternativa de alterar o calendário de férias. A Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) optou usar a ferramenta digital, conforme informou o professor e coordenador da graduação, Clayr Peron.

“A instituição precisou se adequar a esse momento que o mundo está vivendo. Os professores têm gravado suas aulas e desenvolvido atividades que estão sendo disponibilizados na plataforma do Google Classroom. Além disso, eles têm utilizado o Google Meet para oferecer suporte aos alunos em encontros semanais agendados com objetivo de sanar as dúvidas”, disse.

Ele acrescentou que essa estratégia tem possibilitado que o conteúdo previsto para o semestre não fique estagnado, o que poderia comprometer. “Mesmo com distanciamento social nesse momento de pandemia, está sendo possível caminharmos juntos - professores e alunos - neste semestre letivo”, destacou.

Peron frisou que, na primeira semana, houve algumas dificuldades em razão de iniciarem à adequação na plataforma, mas que, após alguns ajustes, os resultados tem sido positivos. “A maioria está conseguindo acompanhar. Com a finalidade de sanar qualquer dúvida que o aluno possa ter nesse momento em que essa metodologia está sendo utilizada, nos comprometemos em realizar um ensino intensivo do conteúdo disponibilizado pelas plataformas EAD quando as aulas presenciais retornarem”, explicou.

O coordenador ainda observou que esse momento está sendo de adaptação e aprendizagem. “Os professores têm dedicado a maior parte do tempo à gravação de vídeos com os conteúdos e à elaboração das atividades. A Funepe disponibilizou treinamento ao corpo docente que não utilizavam a plataforma e os coordenadores de curso têm acompanhado de perto e oferecido suporte. Tem sido um momento de muita cooperação”, comentou.


REGIÃO

Na região, o cenário tem sido o mesmo. As instituições de ensino superior, além de disponibilizarem o material nas plataformas digitais, têm proporcionado encontros on-line entre os estudantes e o corpo docente.

O professor e advogado Euler Xavier Cordeiro, que leciona nos cursos de Direito e Administração da Unip (Universidade Paulista), explanou que essa nova metodologia, em alguns momentos, se torna emocionante no sentido de ser algo novo.

“A interação presencial, o olhar e o sentir da sala são insuperáveis. Não imaginaríamos o quanto isso faria falta, por mais que os meios eletrônicos possibilitem algum tipo de interação e feedback”, ponderou. Ele ainda analisou que muitos alunos, com essa mudança repentina, não estão conseguindo ter disciplina nos estudos.

“Simplesmente, muitos abrem o computador e deixam as aulas passando, mas sem prestar atenção no conteúdo. Outros, por sua vez, por estarmos em um país pobre, não possuem uma internet de qualidade para acompanhar as aulas on-line”, finalizou.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.