COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Escolas da rede municipal de ensino terão salas climatizadas

Educação

Investimento é estimado em cerca de R$ 2 milhões e beneficiará 23 unidades

Medida beneficiará mais de 4,2 mil alunos e professores no retorno às aulas presenciais

Medida beneficiará mais de 4,2 mil alunos e professores no retorno às aulas presenciais. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

A Prefeitura de Penápolis pretende instalar diversos climatizadores de ar nas escolas municipais de educação infantil e de ensino fundamental. O projeto “Salas Climatizadas” beneficiará mais de 4,2 mil alunos e professores no retorno às aulas presenciais, que acontecerá a partir do ano que vem.

De acordo com o Executivo, serão adquiridos 365 climatizadores de ar de potências variadas para 23 unidades, conforme o tamanho das salas e quantidade de estudantes. Algumas escolas terão os equipamentos instalados nos refeitórios.

A secretária municipal de Educação, Neide Ferlin Assami, explicou o investimento é estimado em cerca de R$ 2 milhões. “Os recursos são oriundos do governo federal, por meio do salário educação”, disse. As outras 12 unidades de educação infantil restantes serão contempladas com os climatizadores o ano que vem.

A titular da pasta reiterou que, nesta primeira etapa do projeto, a prioridade foi dada para as escolas com maior número de alunos. “O município registra altas temperaturas durante todo o ano e as crianças sofrem com o calor extremo. Era uma reivindicação antiga da comunidade escolar e dos pais de alunos”, relatou.


LICITAÇÃO

A Prefeitura iniciou o processo licitatório para a aquisição dos equipamentos, incluindo todo material necessário - elétrico e hidráulico - e mão de obra para a instalação. A sessão pública de recebimento dos envelopes, credenciamento e lances ocorrerá dia 16, às 9h, na Sala de Licitações.

O climatizador de ar em sala de aula, além de promover maior comodidade e bem-estar aos alunos em épocas de clima quente e seco, também favorece as medidas de prevenção à saúde já que, para sua utilização, é necessário deixar portas e janelas abertas, permitindo a circulação e renovação constante do ar.

Uma pesquisa feita pela secretaria recentemente apontou que o equipamento trará economia às unidades escolares, já que gasta menos energia que o ar condicionado e até mesmo os ventiladores tradicionais.



COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.