FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Escolas de Penápolis e Avanhandava ofertarão itinerário técnico do ensino médio em 2024

Educação

Ao todo, serão quatro unidades; na região de Araçatuba, serão 19

Professora Luiza Maria Bernardes Nory terá os cursos de Administração e Desenvolvimento de Sistemas

Professora Luiza Maria Bernardes Nory terá os cursos de Administração e Desenvolvimento de Sistemas. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 3 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Estudantes de quatro escolas estaduais, pertencentes à Diretoria de Ensino de Penápolis, poderão optar cursar as disciplinas do Itinerário Formativo na modalidade ensino técnico. As vagas disponíveis a partir de 2024 serão para jovens da 2ª série.

Conforme informou a Seduc (Secretaria da Educação do Estado de São Paulo), as capacitações serão em três escolas de Penápolis: Adelino Peters, com o curso de Agronegócio; Professora Luiza Maria Bernardes Nory (Administração e Desenvolvimento de Sistemas) e Professora Yone Dias de Aguiar (Administração).

Além destas unidades, a Professora Maria Eunice Martins Ferreira é a outra instituição participante do programa, onde os alunos poderão cursar Vendas. Na região de Araçatuba, serão 19 escolas que oferecerão o itinerário técnico.

As diretrizes do Programa Educação Profissional Paulista foram publicadas na edição de 22 de agosto no DO (Diário Oficial) e estabelecem as regras para seleção das escolas, estudantes e autorização de novos cursos.

Para o ano que vem, a expectativa é que sejam ofertadas cinco opções de cursos (Administração, Agronegócio, Desenvolvimento de Sistemas, Apoio Pedagógico na Educação Básica e Vendas) em escolas de tempo parcial e integral com carga horária entre mil a 1,2 mil de duração.

Todos estão organizados por eixos tecnológicos e dentre as opções constantes no CNCT (Catálogo Nacional de Cursos Técnicos).


DEFINIÇÃO

A definição dos cursos e a distribuição variam de acordo com a unidade e o município. Para isso, entre os meses de março e julho, a secretaria fez uma ampla consulta com toda a rede - estudantes, diretores e conselhos escolares - para ouvir o interesse pelo itinerário técnico e os temas mais requisitados.

Como resultado da consulta, por exemplo, 57% dos estudantes da 1ª série do ensino médio manifestaram interesse em fazer um curso técnico. Para a implantação, a Seduc realizou uma detalhada análise sobre a estrutura das escolas e as demandas locais, conforme dados oficiais da Rais (Relação Anual de Informações Sociais) nos últimos quatro anos.

Além disso, o CEE (Conselho Estadual de Educação) foi favorável à nova modalidade. Todas as opções estão disponíveis no site Ensino Médio Paulista (ensinomediopaulista.educacao.sp.gov.br). No espaço “Como Escolher”, a pasta publicou a lista completa com as escolas.


ESCOLHA

Na rede estadual paulista, os estudantes que optarem pelo itinerário técnico deverão fazer a escolha na 1ª série para cursar na 2ª e 3ª.

Os alunos deverão cumprir a carga horária referente à formação técnica profissional e as disciplinas da formação geral básica previstas na Base Nacional Comum Curricular - artes, biologia, filosofia, física, inglês, geografia, história, língua portuguesa, literatura, matemática, sociologia e química.

Alunos em tempo integral também farão disciplinas complementares como educação financeira, projeto de vida, redação e leitura e aceleração para vestibular.

Terão prioridade na escolha estudantes já matriculados nas unidades que oferecem a modalidade e que atenderem a três critérios, com igual peso para cada um deles: média das notas em português e matemática da Prova Paulista nos dois primeiros bimestres de 2023; média de frequência escolar durante o primeiro semestre e menor distância entre a residência do aluno e a escola estadual escolhida (sendo que menor distância resultará em maior pontuação). (*) Com informações da A/I da Seduc-SP



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.