JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Escolas estaduais, municipais e particulares promovem ações de paz com alunos

Educação

Objetivo é reverter à sensação de insegurança provocada por supostas ameaças disseminadas

Alunos do EE Dr. Carlos Sampaio sentaram na frente da escola, formando a palavra “Paz”

Alunos do EE Dr. Carlos Sampaio sentaram na frente da escola, formando a palavra “Paz”. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Abraços, sorrisos, placas com palavras de gentileza e demonstrações de afeto. Combatendo o sentimento de insegurança que tem irradiado as redes sociais e chegado às instituições, professores, coordenadores, diretores e, principalmente, os alunos, tem promovido nos últimos dias atividades internas como forma de mostrar a importância da promoção de paz nas escolas de Penápolis.

As diversas ações se iniciaram na última quinta-feira (20), tendo por objetivo em reverter à sensação de insegurança provocada por supostas ameaças disseminadas em todo o país, gerando medo em pais e estudantes.

A data remeteu ao Massacre de Columbine, atentado em um colégio nos Estados Unidos que deixou 15 mortos, em 1999 e também teve referência ao aniversário do ditador alemão Adolf Hitler, que nasceu no mesmo dia, em 1889.


ATOS

Na EE Dr. Carlos Sampaio Filho, os alunos dos 6º anos, sob o tema “A paz invadiu meu coração”, marcaram a data com um ato na frente da instituição. Eles ficaram sentados, formando a palavra “Paz”, na frente da escola e na praça que dá o mesmo nome.

Cada um segurou um balão branco. No mesmo dia, a Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Casa da Amizade recepcionou os estudantes, pais e funcionários com música em violino e cartazes com mensagens de amor. Ainda foi entregue um bombom com um bilhete.

Já na manhã de ontem (24), o Colégio Oceu realizou uma celebração ecumênica com todos os alunos. Com a presença do cantor e compositor Cido Malta, os estudantes do ensino fundamental 1 ainda promoveram uma apresentação. Foi sugerido aos presentes que estivessem vestidos com uma camiseta branca, simbolizando a paz.


AÇÕES

Recentemente, membros da Diretoria de Ensino, professores, coordenadores, polícias Militar e Civil, além do Ministério Público, se reuniram para definir algumas ações desenvolvidas nas escolas da cidade, com o objetivo de evitar a propagação de fake news sobre ataques violentos.

Além da discussão sobre o assunto, algumas ações saíram do encontro para auxiliar as que já estão sendo desenvolvidas no ambiente. Dentre as que foram discutidas, estão a intensificação do diálogo com estudantes e famílias, visando focar na prevenção; conscientização sobre combater as fakes news, além de palestras com alunos.

Ficou também definido que cada unidade realizará ações específicas para identificar alunos propensos a divulgar notícias falsas e dialogar com os estudantes sobre o ato infracional de portar qualquer tipo de arma, mesmo que seja de brinquedo.

Ainda no encontro, os representantes das polícias falaram aos presentes que o efetivo foi reforçado, com destaque para a PM, que está priorizando a ronda nas escolas. Além dos horários de entrada e saída, as viaturas ficam patrulhando próximo aos prédios, fazendo contato constante com a direção.

Os professores, coordenadores e membros da Diretoria de Ensino ainda foram orientados a informar aos alunos para jamais repassarem qualquer informação inverídica.

No último dia 19, uma audiência pública foi promovida pela Câmara, que contou com a participação dos vereadores, pais, alunos e demais segmentos da sociedade. Diversas propostas foram apresentadas e aprovadas e teriam encaminhamento ao Executivo.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.