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Estado anuncia expansão do ensino integral em 12 escolas da região

Educação

Dr. Carlos Sampaio Filho, de Penápolis, é uma das contempladas; estimativa é atingir 1,4 mil unidades

Carlos Sampaio Filho é uma das unidades a ser implantado programa

Carlos Sampaio Filho é uma das unidades a ser implantado programa. Foto: Ivan Ambrósio

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Doze escolas estaduais da região passarão a funcionar em tempo integral a partir de 2020. Dentre as unidades, está a Dr. Carlos Sampaio Filho, de Penápolis. A expansão faz parte do PEI (Programa de Ensino Integral), anunciado este mês pelo governo estadual.

De acordo com a assessora Bruna Waitman, a carga horária é de até 9h30; na rede regular, a jornada é de 5h15. “Durante este período, o estudante, além das matérias convencionais, também terá outros ensinamentos voltados a organização, criação de metas, tecnologia e inovação, orientação de estudos, práticas experimentais, dentre outras”, disse.

A expectativa da Secretaria Estadual de Educação é de que, já no próximo ano, ao menos 664 unidades públicas de ensino adotem esta modalidade. O investimento previsto para o primeiro ano letivo do programa é de R$ 321 milhões.

A assessora acrescenta que, estudos feitos recentemente apontam os impactos que o programa atinge nos alunos. “O ensino integral ampliou em 60% a performance das avaliações do ensino médio, bem como os participantes demonstraram interesse em seguir uma carreira profissional na área educacional. Além disso, tem contribuído para a empregabilidade e na escolha de um curso técnico ou superior”, destacou.

Além da escola de Penápolis, unidades de Araçatuba, Birigui, Gabriel Monteiro, entre outros municípios, também foram contemplados. Para o próximo ano, as 247 instituições de ensino do Estado que manifestaram interesse e aderiram ao programa obedecem a critérios estabelecidos pela pasta, como possuir mais de 12 salas de aulas e o grau de vulnerabilidade socioeconômica da comunidade atendida pela escola.


VANTAGENS

Hoje, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade e a expectativa é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até 2023. Bruna elencou que o investimento no ensino integral é previsto por metas dos planos nacional e estadual de educação, que determinam que 50% das unidades devam oferecer esta modalidade de ensino.

“O ensino integral melhora o vínculo entre alunos, colegas, professores e de aprendizagem. Este tempo a mais que ele permanece na escola, obtendo tutoria individualizada de professores faz toda a diferença nos objetivos que almeja no futuro”, explicou.

A assessora reforça que o regime de dedicação exclusiva de 40 horas semanais em uma única escola para o professor melhora a qualidade das condições de trabalho docente. “Isso fortalece na sua excelência profissional e na orientação do projeto de vida”, finalizou.


DIFERENCIAL

Dentre as escolas contempladas, 92 já vigoram no modelo ETI (Escola de Tempo Integral). Embora tenham uma carga horária maior, elas têm um currículo obrigatório diferente do proposto pelo PEI.

A diferença é que, pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada, que inclui projeto de vida, orientação de estudos e práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis para que os alunos se auto organizem de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates etc.

Trinta e seis das 240 escolas contempladas vão funcionar em um formato com carga horária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já trabalham. Os professores e servidores que atuam no programa receberão gratificações.



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