FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Estado confirma visita do secretário da Saúde a Araçatuba nesta sexta

Saúde

Se reunirá com gestores locais de Saúde para tratar das necessidades da região

Eleuses Paiva estará em Araçatuba nesta sexta-feira (5), na sede do DRS

Eleuses Paiva estará em Araçatuba nesta sexta-feira (5), na sede do DRS. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O governo do Estado divulgou nota na tarde desta quinta-feira (4), confirmando que o secretário de Estado da Saúde, Eleuses Paiva, estará em Araçatuba nesta sexta-feira (5).

Segundo o que foi divulgado, ele se reunirá com gestores locais de Saúde para tratar das necessidades da região e deve atender a imprensa na sede do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde). A diretoria da Santa Casa já havia comunicado que estava prevista a visita o secretário na sexta-feira no hospital.

Eleuses Paiva participou ontem da primeira oficina de alinhamento com os mediadores técnicos da Regionalização da Saúde, no Centro de Convenções Rebouças, em São Paulo. A secretária municipal de Saúde de Araçatuba, Carmem Silvia Guariente, participou como vice-presidente do Cosems (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde).


AUMENTAR EFICIÊNCIA

Segundo o que foi divulgado, o foco do programa é a diminuição das desigualdades para aumentar a eficiência do gasto público, ampliar a oferta de serviços, fazer as filas andarem e reduzir a distância que as pessoas precisam percorrer para conseguir atendimento.

Ainda de acordo com o que foi divulgado, apesar de os municípios aplicarem até 40% do orçamento na Saúde, devido à desorganização das unidades que não estão integradas em rede, muitas vezes o cidadão não tem suas necessidades atendidas.

Com o programa de regionalização da Saúde, o Estado pretende criar espaço para o diálogo, entendimento e negociação entre as três esferas no espaço regional, somando recursos e esforços em prol da saúde da população.


ADEQUAÇÕES

Já foi definido que os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) e hospitais estaduais terão que se adequar às necessidades regionais, viabilizando o princípio da descentralização do sistema de saúde.

Com isso, haverá a possibilidade de revisão do papel dos hospitais de pequeno porte (com 50 leitos ou menos), que devem passar a contribuir de forma efetiva para a região assegurar à população o acesso a serviços de saúde em momento oportuno e com qualidade.

Os Departamentos Regionais de Saúde terão um papel estratégico de articulação regional com os municípios em busca da construção de uma rede de serviços nesse processo, segundo o que foi divulgado. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 3 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.