COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Estado de SP concentra as melhores cidades para envelhecer no país

Região

Pesquisa selecionou os mil municípios mais populosos do Brasil e os separou em dois grupos

Lins ficou em 3º lugar entre os menores com melhores condições de vida para idosos

Lins ficou em 3º lugar entre os menores com melhores condições de vida para idosos. Foto: Divulgação

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

O IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, apontou que o Estado de São Paulo concentra a maior parte das cidades do Brasil onde há melhores condições de vida para idosos.

A pesquisa selecionou os mil municípios mais populosos do Brasil e os separou em dois grupos: os 300 maiores e os 700 menores. Devido à falta de dados disponíveis para as análises comparativas, o número de cidades avaliadas caiu de mil para 876, sendo 280 de grande porte e 596 pequenas.

Para cada grupo, então, foi elaborado um ranking e o resultado mostra que, em ambos os casos, as 10 primeiras posições são ocupadas majoritariamente por cidades paulistas. Entre elas, São Caetano do Sul e Santos lideram a lista, que tem ainda São Paulo na 4ª posição, Atibaia (8ª), Catanduva (9ª) e Americana (10ª).

Fora estas, Porto Alegre (RS) aparece na 3ª posição, Florianópolis (SC), na 5ª, Niterói (RJ), na 6ª e Rio de Janeiro (RJ), na 7ª. Já entre os municípios menores, os nove primeiros são cidades paulistas: Adamantina, Vinhedo, Lins, São João da Boa Vista, Itapira, Tupã, Fernandópolis, Votuporanga e Dracena. Esteio, no Rio Grande do Sul, completa o top 10.

As listagens completas de cada dimensão e do ranking geral do IDL podem ser conferidas no site da pesquisa. As desigualdades regionais do país se apresentam também na lista de melhores locais para envelhecer: tanto o top 20 de cidades grandes quanto o top 40 de cidades pequenas não incluem municípios do Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.

Apesar disso, cidades dessas regiões que aparecem nas listas específicas de algumas dimensões. Ilhéus, na Bahia, e Bayeux, na Paraíba, estão entre as melhores no quesito moradia e habitação; Ji-Paraná, em Rondônia, é uma das que se destaca em cultura e engajamento. (*) Com informações da Agência Brasil



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.