Estado de SP concentra as melhores cidades para envelhecer no país
Região
Pesquisa selecionou os mil municípios mais populosos do Brasil e os separou em dois grupos
Ivan Ambrósio 18/10/2020O IDL (Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade), elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon, apontou que o Estado de São Paulo concentra a maior parte das cidades do Brasil onde há melhores condições de vida para idosos.
A pesquisa selecionou os mil municípios mais populosos do Brasil e os separou em dois grupos: os 300 maiores e os 700 menores. Devido à falta de dados disponíveis para as análises comparativas, o número de cidades avaliadas caiu de mil para 876, sendo 280 de grande porte e 596 pequenas.
Para cada grupo, então, foi elaborado um ranking e o resultado mostra que, em ambos os casos, as 10 primeiras posições são ocupadas majoritariamente por cidades paulistas. Entre elas, São Caetano do Sul e Santos lideram a lista, que tem ainda São Paulo na 4ª posição, Atibaia (8ª), Catanduva (9ª) e Americana (10ª).
Fora estas, Porto Alegre (RS) aparece na 3ª posição, Florianópolis (SC), na 5ª, Niterói (RJ), na 6ª e Rio de Janeiro (RJ), na 7ª. Já entre os municípios menores, os nove primeiros são cidades paulistas: Adamantina, Vinhedo, Lins, São João da Boa Vista, Itapira, Tupã, Fernandópolis, Votuporanga e Dracena. Esteio, no Rio Grande do Sul, completa o top 10.
As listagens completas de cada dimensão e do ranking geral do IDL podem ser conferidas no site da pesquisa. As desigualdades regionais do país se apresentam também na lista de melhores locais para envelhecer: tanto o top 20 de cidades grandes quanto o top 40 de cidades pequenas não incluem municípios do Norte, Nordeste ou Centro-Oeste.
Apesar disso, cidades dessas regiões que aparecem nas listas específicas de algumas dimensões. Ilhéus, na Bahia, e Bayeux, na Paraíba, estão entre as melhores no quesito moradia e habitação; Ji-Paraná, em Rondônia, é uma das que se destaca em cultura e engajamento. (*) Com informações da Agência Brasil
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.