Estado quer entregar hospital de Birigui em um ano e meio
Região
Início previsto é para março de 2025 e meta é entregar ainda em 2026; será de referência em média e alta complexidade, com 274 leitos sendo 40 de UTI
Da Redação 23/12/2024O governo do Estado trabalha com a perspectiva de inaugurar ainda em 2026, o Hospital Estadual Alto Noroeste, que será construído em Birigui (SP) e teve o edital para a contratação da empresa que fará o prédio lançado no sábado (21), durante visita do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) à cidade.
Na cerimônia o governador informou que a previsão é de que as propostas das interessadas sejam conhecidas em fevereiro, com a previsão da assinatura do contrato e emissão da ordem de serviço até março. O prazo para a conclusão da obra é de dois anos, porém, a ideia é tentar antecipar esse prazo. “A gente já está com o edital na praça, em fevereiro a gente faz abertura da licitação, são dois anos de obras e a gente vai procurar comprimir o cronograma” , informou o governador.
Segundo Tarcísio, para essa antecipação, assim que estiver definida a construtora que fará a obra, o Estado iniciará as conversas para propor a realização de terceiro turno, colocando recursos necessários para isso, para tentar fazer a entrega o mais rápido possível. “O que a gente puder antecipar em termos de entrega, com certeza nós vamos fazer” , disse o governador.
FINANCIAMENTO
A estimativa é de que sejam investidos R$ 520 milhões na construção do novo hospital, que deve ter esse mesmo custo anual de manutenção. A obra será custeada com recursos provenientes do leilão dos serviços lotéricos estaduais, que foi realizado em 1 de novembro na sede da Bolsa de Valores (B3) e arrecadou R$ 600 milhões em outorga fixa. O dinheiro também será usado na construção do Hospital Regional de Itapetininga.
O hospital de Birigui terá 274 leitos distribuídos em sete andares e será referência em atendimento de média e alta complexidade para os 40 municípios da área de abrangência do DRS-2 (Departamento Regional de Saúde).
DESAFOGAR
Quando for inaugurado, o hospital de Birigui deve ajudar a desafogar a Santa Casa de Araçatuba, que é o único hospital nessa área de cerca de 800 mil habitantes, referência em alta complexidade.
O diretor do DRS-2 (Departamento Regional de saúde), Francisco Balsalobre, explicou que hoje 85% dos atendimentos da Santa Casa de Araçatuba é de média complexidade, sobrando apenas 15% para alta complexidade.
“Então tem 40 municípios dependendo desse atendimento de alta complexidade e eu tenho a Santa Casa totalmente ocupada. Esse hospital vem a corroborar nisso, eu tiro esses pacientes (da média complexidade) e faço um equilíbrio na Santa Casa de Araçatuba e nos outros pequenos hospitais também”, comenta.
ATENDIMENTOS
O novo hospital deve atender 60% de média complexidade e 40% de alta complexidade, oferecendo cirurgias como cateterismo, por exemplo. “Na parte de trauma e qualquer cirurgia de emergência, vamos ter isso tanto em ortopedia como em neurocirurgia também”, informou.
Balsalobre destacou ainda a localização do hospital de Birigui, que será construído em área próxima da rodovia Deputado Roberto Rollemberg (SP-461), próximo do entroncamento com a Marechal Rondon (SP-300). "Ele vai ser construído no entroncamento de várias rodovias, ferrovia e a hidrovia. Como trauma, ele vai ser de extrema importância para liberar a Santa Casa de Araçatuba na alta complexidade”, reforçou. (*) Agência Trio Notícias
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.