Estudante de Birigui tira nota mil na redação do Enem
Educação
Giovanna Fagundes da Silva tem 20 anos e tem como objetivo fazer medicina
Da Redação 10/02/2023Nesta quinta-feira (9), o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) divulgou o boletim de desempenho oficial dos estudantes que realizaram o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2022.
Entre os destaques nacionais, está a estudante Giovanna Fagundes da Silva, 20 anos, de Birigui (SP). A jovem conseguiu um fato histórico, que na verdade, é o sonho de muitos estudantes que desejam ingressar em uma universidade. Giovanna conquistou a nota mil (avaliação máxima) na redação do Enem.
No ano passado, a prova teve como tema "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil" e foi aplicada no dia 13 de novembro.
Apesar de morar em Birigui, a estudante fez pré-vestibular durante dois anos em Araçatuba, no colégio Delta. Para ela, esses anos foram fundamentais na construção do aprendizado, com o empenho dos profissionais da escola.
A jovem conta que presta a prova do Enem desde o primeiro ano do ensino médio e que isso foi importante para um maior conhecimento da prova e na diminuição do nervosismo. Nos outros anos, ela conta que alcançou a nota 920 na redação, o que é considerada uma boa nota, porém, não o suficiente para o curso de medicina, que é o objetivo de Giovanna.
A estudante ainda aguarda os resultados dos vestibulares que prestou para universidades públicas e está confiante de que irá alcançar seu objetivo neste ano.
TREINO
"O Enem é uma prova longa e cansativa, então, eu me preparei pensando em estratégias para realizar as questões de maneira que eu, durante todo o período, pudesse manter o mesmo foco e concentração. Sobre a redação, para mim, o principal foi o treino. Escrevi sobre inúmeros temas durante o ano, sempre com o suporte da professora Carla e do corretor Giuliarde. Ambos foram fundamentais na construção de um bom texto".
Giovanna também comenta que gostou da prova, pois o Enem se manteve dinâmico. Já sobre o tema da redação, ela afirma categoricamente: "Amei! Achei extremamente relevante para o contexto social". Ela ainda conta que no geral, sua nota foi boa no Enem e ficou contente.
SEGREDO
Para a jovem, o "segredo" de uma boa redação é a persistência. "A escrita é construída com base em muita dedicação, treino e consistência. Desistir caso as primeiras notas sejam ruins, não pode ser uma opção, mas um incentivo para busar a evolução. Para mim, foi indispensável escrever sobre o maior número de temas e analisar, com calma e atenção, os meus erros".
Os números oficiais de estudantes que conquistaram a nota máxima na redação em 2022 ainda não foram divulgados. Porém, em 2021, dos mais de 2 milhões de participantes, apenas 22 alcançaram a nota máxima na redação, segundo o Inep. (*) Com informações do Hojemais Araçatuba
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.