JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Estudante de medicina da FUNEPE conquista bolsa de iniciação científica pela UNESP

Educação

Ele obteve aprovação para desenvolver os seus estudos com apoio financeiro

João Pedro Gonçalves Contin, do curso de Medicina da FUNEPE

João Pedro Gonçalves Contin, do curso de Medicina da FUNEPE. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O aluno João Pedro Gonçalves Contin, do curso de Medicina da faculdade de Filosofia, Ciências e Letras - FAFIPE, mantida pela Fundação Educacional de Penápolis - FUNEPE celebra a conquista de fazer parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Bolsa PIBIC), pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba, a FOA/UNESP. O estudante, de apenas 23 anos, com o seu projeto de pesquisa ‘Avaliação de tíbias de ratas Wistar submetidas à terapia com ocitocina e treinamento resistido no período de periestropausa’, obteve aprovação para desenvolver os seus estudos com apoio financeiro.

João Pedro conta que a sua jornada começou quando, há cerca de dois anos, procurou a professora Dra. Camila Tami Stringhetta Garcia, responsável pela disciplina de Fisiologia Humana da faculdade, para aprofundar seu conhecimento na área de pesquisa.

De acordo com ele, foi neste momento em que surgiu o interesse para começar o seu projeto de iniciação científica. “Minha escolha foi voltada para os estudos no campo do metabolismo ósseo. Através da professora Camila tive a oportunidade de seguir neste caminho em que fui apresentado à Dra. Rita de Cássia Menegati Dornelles, professora e supervisora do Laboratório de Endocrinologia e Envelhecimento da UNESP de Araçatuba, e à professora Dra. Fernanda Fernandes Breitenbach, que me auxiliaram durante o desenvolvimento do projeto”, conta.


BOLSA DE PESQUISA

Com a intenção de participar do programa de incentivo à pesquisa e seguir com a sua linha de estudos, o jovem aluno de medicina se inscreveu no Programa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq. “O processo de inscrição foi realizado pelo meu orientador por meio do Sistema de Gerenciamento dos Programas da pró-reitoria de Pesquisa da UNESP. Além dos documentos necessários, submeti o resumo do meu projeto de pesquisa e o plano de atividades detalhado, tudo em conformidade com as diretrizes do edital”, relata João.

O foco do projeto é investigar os benefícios da ocitocina, em conjunto com o treinamento resistido de força, sobre o metabolismo ósseo de ratas Wistar durante o período da periestropausa. Sua pesquisa, além de trazer novos resultados sobre o tratamento da saúde óssea em ratas, pode abrir caminho para futuras aplicações em seres humanos com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de mulheres na transição para a menopausa. “O projeto tem duração inicial de um ano, com a possibilidade de prorrogação, e busca entender como a ocitocina e o treinamento resistido podem atuar na prevenção de lesões ósseas decorrentes do envelhecimento”, afirma.


EXCELÊNCIA ACADÊMICA

João, que cursa o 8º semestre do curso de Medicina da FAFIPE/FUNEPE, é motivo de orgulho para os docentes que o acompanham desde o início. A professora Camila conta o quanto a dedicação e empenho do estudante fizeram a diferença nesta conquista. “Nosso aluno demonstrou excelência acadêmica ao obter a bolsa pela renomada FOA/Unesp. Em uma disputa acirrada e concorrendo com centenas de estudantes de todo o país, seu projeto foi selecionado para fazer parte deste importante programa de incentivo à pesquisa em uma área de extrema relevância. Essa conquista reforça o compromisso da FUNEPE com a formação de médicos altamente capacitados e engajados com pesquisa e inovação”, conclui. (*) Por A/I FUNEPE



JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.