Evento discute apoio e proteção ao adolescente em Penápolis
Cidade & Região
Da Redação 01/12/2018
O juiz da Infância e Juventude, Dr. Heber Gualberto Mendonça, apresentou o programa O Bom Semeador, para o apadrinhamento de crianças e adolescentes. Foto: Imagem/Secom
Na noite de quinta-feira (29), cerca de 100 pessoas se reuniram para o lançamento do Projeto ÂO Bom Semeador destinado a proteção e apoio ao desenvolvimento de crianças e adolescentes de Penápolis, que consiste no apadrinhamento afetivo, financeiro, de serviços e material de crianças e adolescentes, com o objetivo de garantir o direito ao convívio familiar e comunitário.
O programa será realizado pela 4ª Vara Judicial e Anexo da Infância e Juventude, com apoio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania.
Durante o lançamento do projeto, o Juiz da Infância e Juventude da 4ª Vara de Penápolis, Dr. Heber Gualberto Mendonça, destacou o papel de cada cidadão na formação dos jovens.
ÂMuitas vezes pensamos que basta cuidar e educar os nossos filhos para que a geração futura se levante e mude a história do país. É um engano, é uma visão extremamente egoístaÂ, enfatizou
ÂNós vivemos em sociedade e isso pressupõe renúncias recíprocas.
Se nós não estivermos dispostos a contribuir de alguma forma para a vida dessas crianças, as chances de elas terem sucesso mais a frente são pequenas.
E nós acreditamos na vida e no potencial dessas criançasÂ, afirmou o juiz.
JOVEM APRENDIZ
Uma das formas de apoio ao desenvolvimento do jovem é o Programa Jovem Aprendiz, tema da participação da psicóloga do SOS (Serviço de Obras Sociais), Juliana Castilho de Matos, responsável técnica pelo projeto.
Ele foi criado a partir da Lei da Aprendizagem, com o objetivo de que as empresas desenvolvam programas de aprendizagem que visam à capacitação profissional de adolescentes e jovens em todo país.
Este projeto traz benefícios tantos aos jovens quanto aos empresários.
O vínculo entre as empresas e os jovens é feito por meio do SOS (Serviço de Obras Sociais), única instituição autorizada pelo Ministério do Trabalho. Empresários e comerciantes interessados em participar do Programa Jovem Aprendiz podem entrar em contato com a entidade pelo telefone 3652-1976.
Através do Jovem Aprendiz, quando muitos jovens de família de baixa renda passam a ajudar no orçamento de casa, não é preciso ter experiência na área de atuação da empresa, pois o programa serve exatamente para ensinar o adolescente ou jovem a ter uma qualificação profissional.
(*) Com informações da Secom  PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.