Ex-prefeito de Braúna, Flávio Giussani morre aos 69 anos
Região
Atualmente, exercia o cargo de secretário especial de Assuntos Federativos em Brasília (DF)
Ivan Ambrósio 13/11/2022Morreu na madrugada deste domingo (13), o ex-prefeito de Braúna, Flávio Adalberto Ramos Giussani, aos 69 anos. Ele, que administrou o município de 2017 a 2020, atualmente ocupava o cargo de secretário especial de Assuntos Federativos da Secretaria de Governo da Presidência da República.
Segundo o que foi divulgado, Giussani estava em tratamento contra um câncer. Ele era advogado e atuou como servidor de carreira e vice-presidente da CEF (Caixa Econômica Federal) por mais de 30 anos. A Câmara de Braúna publicou nota nas redes sociais, comunicando a morte do ex-prefeito.
“É com pesar que recebemos a notícia do falecimento de Flávio Adalberto Ramos Giussani, filho de Braúna e personalidade política que contribuiu com o desenvolvimento de nosso munícipio. Como prefeito no período de 2017 a 2020, se destacou pelo zelo e responsabilidade com que conduziu nossa cidade. Nos solidarizamos com seus familiares e amigos”, constou.
PREFEITO
Giussani administrou Braúna durante a gestão 2017/2020. Neste período, foi por diversas vezes em Brasília em busca de recursos para o município e, em uma das ocasiões, se encontrou com o vice-presidente, general Hamilton Mourão. Ele tentou a reeleição no pleito passado, mas perdeu para o atual chefe do Executivo, Heitor Verdú (Podemos).
Em abril de 2021, foi nomeado para exercer o cargo, cuja pasta é responsável por assessorar o governo na coordenação política e na condução do relacionamento com o Congresso e com os partidos políticos, no que diz respeito às emendas parlamentares impositivas presentes na LOA (Lei Orçamentária Anual). Além disso, acompanha, elabora estudos e propõe ações em parceria com a Secretaria Especial de Assuntos Parlamentares.
O órgão também recebe, processa e encaminha à Secretaria-Geral da Presidência da República as indicações de congressistas, bem como contribui com os órgãos responsáveis do Ministério da Economia na proposição de normas relativas à regulação dos prazos e dos procedimentos relativos à execução das emendas, cujas programações tenham caráter de execução obrigatória e propõe o encaminhamento à Casa Civil das indicações parlamentares para adoção de providências, realização de ato administrativo ou de gestão, entre outras funções.
VELÓRIO
A Prefeitura publicou nota, decretando três dias de luto no município. “Domingo triste. Um de nossos mais ilustres filhos cumpriu esta etapa de sua jornada, deixando muita luz e lindos exemplos de vida. Que nossas orações alcancem sua família, amigos, e confortem seus corações. Nossos sentimentos”, escreveu.
Prefeitos de outras cidades da região também manifestaram pesar pelas redes sociais. O corpo do ex-chefe do Executivo será levado para Braúna. A previsão é que o velório e sepultamento aconteçam nesta segunda-feira (14).
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.