Exame descarta morte suspeita por Covid-19 em Penápolis
Saúde
Mulher de 38 anos procurou atendimento no pronto-socorro e veio a óbito na última terça-feira (28)
Ivan Ambrósio 02/05/2020Resultado de exame do Laboratório Adolfo Lutz, divulgado neste sábado (2), pela secretaria municipal de Saúde de Penápolis, descartou que a morte de uma mulher de 38 anos, ocorrida no último dia 28 na cidade, tenha contraído a Covid-19, o novo coronavírus.
A paciente procurou atendimento no pronto-socorro na madrugada da última segunda-feira (27). Ela retornou ao PS na tarde do mesmo dia, onde permaneceu em observação. Com a piora do quadro, foi levada à sala de emergência da unidade, onde passou por diversos exames, inclusive raio-X e tomografia.
Após os resultados destes exames, a mulher apresentou quadro sugestivo para a Covid-19, sendo solicitada vaga na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa local por volta da meia-noite. O hospital afirmou que não havia leito disponível naquele momento.
A paciente foi inserida no Cross (Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde), às 0h30 e a regulação daquela central também afirmou que não havia leito disponível em outras cidades. A mulher permaneceu em observação e, às 12h30, o pronto-socorro solicitou novamente uma vaga na UTI.
Ela foi internada na Santa Casa local somente às 15h10, vindo a óbito às 16h53. A secretaria oficiou à Santa Casa mais informações sobre o ocorrido. A mulher tinha sido notificada oficialmente, com coleta de exame Swab para diagnóstico da Sars – Cov 2 e encaminhamento ao laboratório, que testou negativo para a doença.
Outros três óbitos já foram descartados para coronavírus, sendo de pacientes com 69, 87 e 92 anos. Até o momento, foram registrados três casos positivos na cidade. A primeira confirmação é referente ao empresário de 53 anos, que veio a óbito em 3 de abril. O segundo trata-se de uma mulher, de 53, que já havia testado positivo no teste rápido e está recuperada da Covid-19.
O terceiro é um homem, 74, com exame positivo do Laboratório Adolfo Lutz. O paciente permanece em internação hospitalar. Dados da pasta registram, até o momento, 45 casos suspeitos de coronavírus notificados oficialmente. Do total, cinco aguardam resultado do exame laboratorial. Outros 37 foram descartados.
Dos casos notificados, 21 são homens e 24 mulheres. Com relação à faixa etária, três são em menores de 12 anos e seis estão na faixa de 13 a 30. Dezenove pacientes têm idades entre 31 a 59 e 17 são idosos, com idade superior a 60. O registro do boletim segue as normas das resoluções estaduais.
DENGUE
Penápolis possui 394 casos positivos - soma dos positivos com exame e por avaliação clínico-epidemiológica - e outros 143 aguardam o resultado de exame. Um óbito já foi confirmado por dengue e, ao todo, foram notificados 711. Desses, 174 foram descartados. Dados mensais da Vigilância Epidemiológica registram que, em janeiro, foram 102 casos positivos de dengue. Em fevereiro, o número foi de 133 e, em março, 103. Abril computou 56.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.