Exposição de carro batido chama atenção de motoristas
Cidade
Ação faz parte da Semana Nacional do Trânsito, promovida pelo Detran em todo o Estado
Ivan Ambrósio 19/09/2019Quem passou ontem (18) no cruzamento das avenidas Alayde Ferraz de Almeida com a João Antônio de Castilho, próximo ao Parque Santa Leonor, em Penápolis, se deparou com uma cena um tanto quanto “diferente” e que deixou algumas dúvidas no ar.
Um carro batido estava exposto na rotatória, o que chamou a atenção de muitas pessoas que, durante o tempo em que a equipe do INTERIOR estava no local, chegou a questionar se havia ocorrido por ali um acidente e como que o “condutor” tinha conseguido capotar o automóvel.
Apesar da cena levar ao questionamento, tudo não passa de uma das ações promovidas pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) em alusão à Semana Nacional de Trânsito, como forma de conscientizar os condutores sobre a importância do trânsito seguro e de um comportamento mais responsável.
No total, serão por volta de 400 atividades em todo o Estado, entre exposições de carros batidos, palestras em empresas e escolas, pedágios educativos, gincanas estudantis, simulações com óculos 3D, entre outros pontos, tendo como objetivo principal mostrar que o trânsito é uma questão de cidadania e que faz parte do dia a dia de todas as pessoas.
SIMULAÇÃO
Diversos municípios receberão as atividades a serem realizadas pelo órgão, como Penápolis. Além da exposição do veículo batido no cruzamento das avenidas, na próxima terça-feira (24), às 10h, o Corpo de Bombeiros realiza uma simulação de resgate de acidente de trânsito na avenida Luís Osório, no Centro, próximo ao pátio do Santuário São Francisco de Assis.
“Tudo poderá ser acompanhado pelo público”, destacou, em nota, o Detran. O órgão enfatiza que outras ações acontecerão na capital paulista e em cidades do interior, bem como haverá a distribuição de materiais educativos e a realização de abordagens com foco na conscientização da população do trânsito.
DADOS
Segundo dados do Ministério da Saúde, por ano, morrem mais de 35 mil brasileiros vítimas de acidentes, em sua maioria provocados por desatenção, imperícia e imprudência dos condutores. Este número, porém, pode ser muito maior, pois são contabilizados apenas aqueles que morrem no local do acidente.
Especialistas estimam que a quantidade chegue a 50 mil brasileiros mortos no trânsito. A dor maior é das famílias que perdem parentes ou que têm que conviver com vítimas que ficam com sequelas graves.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.