Exposição no Metrô Tiradentes conta com presépios do Museu do Folclore
Cidade
Estão expostas 36 esculturas dos mais diversificados materiais, confeccionadas por 29 artesãos do Estado
Da Redação 14/12/2019Quem passa pela estação Tiradentes do Metrô Luz, em São Paulo, pode conferir a exposição “Os Artesãos e seus Presépios 3”, instalada na sala de exposição do Museu de Arte Sacra, que fica dentro do espaço. O evento, aberto gratuitamente aos usuários, conta com quatro presépios pertencentes ao acervo do Museu Municipal do Folclore de Penápolis.
Ao todo, estão expostas 36 esculturas dos mais diversificados materiais, confeccionadas por 29 artesãos do Estado de São Paulo. O secretário municipal de Cultura e Turismo, Luiz Colevatti, contou que o pesquisador de arte popular e curador da exposição, Renan Quevedo, veio pessoalmente até Penápolis para selecionar algumas peças do museu, entre os mais de 160 presépios existentes em seu acervo.
Além dos quatro presépios, outras três peças do artesão Júlio Cesar Coelho, de Araçatuba, também foram enviadas para a exposição na capital paulista. São presépios únicos, manufaturados em diversos materiais e suportes, desde palha de milho até os mais tradicionais, feitos de barro e madeira.
Nesta 3ª edição da exposição, o curador Renan Quevedo destaca que as peças são tão importantes quanto os artesãos.
“Os presépios retratam, através de materiais e temas regionais, como cada obra reflete a vida do artista, com suas dificuldades, sonhos, anseios, desejos e outras emoções projetadas na tríade da Sagrada Família. Olhamos para este nascimento como uma possibilidade de renascimentos”, comentou.
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma instituição gerida pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A exposição “Os Artesãos e seus Presépios III”, é realizada em parceria com a Sutaco (Subsecretaria do Trabalho Artesanal nas Comunidades) e projeto Novos Para Nós. (*) Com informações da Secom – PMP
Serviço
Exposição “Os Artesãos e seus Presépios 3”
De 30 de novembro a 5 de janeiro
Local: Sala do Museu de Arte Sacra – Estação Tiradentes do Metrô
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.