Exposição sobre cultura cafeeira continua até dia 31
Cidade
Painéis contam, por meio de fotos e textos, o impacto do cultivo cafeeiro na formação do patrimônio cultural material e imaterial da região
Da Redação 19/10/2019Quem ainda não visitou a exposição “Memórias Afetivas e Cultura do Café na Região Noroeste Paulista” tem até o próximo dia 31 para conferir. A mesma está à disposição para visitação no Museu Histórico e Pedagógico Memorialista Glaucia Maria de Castilho Muçouçah Brandão. A entrada é de graça.
De acordo com a diretora do museu, Alessandra Jorge Nadai, a exposição faz parte das comemorações do aniversário de Penápolis, que completa 111 anos no dia 25 de outubro. Ainda segundo ela, são 12 painéis que contam, por meio de fotos e textos, o impacto do cultivo cafeeiro na formação do patrimônio cultural material e imaterial da região, em especial nos séculos XIX e XX.
“As fotografias trazem a cultura do café nas principais cidades da região, os tipos de café, a produção, colheita, armazenagem e torrefação”, contou. Também o impacto do café para a economia regional e também a arquitetura de fazendas e vilarejos cafeeiros, com muitas curiosidades e memórias afetivas.
A mostra foi selecionada pelo Edital de Chamada Pública para Exposições Itinerantes da ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) realizado em parceria com o Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. A exposição é coordenada e produzida por Cibeli Moretti de Oliveira e Evandro Junior Ferreira da Silva.
A visitação ocorre de terça a sexta-feira, das 08h às 11h e das 13h30 às 16h30. O Museu está localizado no Centro Cultural “Dr. Braulio Sammarco”, na Praça 9 de Julho 150, no centro da cidade. Informações: (18) 3652.7034. (*) Com informações da Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.