JOVEM PAN PENÁPOLIS

Faixas de pedestres recebem nova sinalização de segurança

Cidade

Novo modelo será implantado na região central de Penápolis

Nova sinalização visa assegurar a passagem dos pedestres na região central da cidade

Nova sinalização visa assegurar a passagem dos pedestres na região central da cidade. Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

A Secretaria Municipal de Planejamento, Coordenação e Zeladoria de Trânsito e Mobilidade Urbana iniciou a implantação de um projeto piloto de sinalização para pedestres. O novo modelo será implantado na região central de Penápolis, nas faixas de pedestres com maior circulação de pessoas.

O primeiro local a receber a nova sinalização foi o cruzamento da rua Anchieta com a avenida Luís Osório. O projeto foi apresentado à prefeita em exercício, Mirela Fink, pelo secretário de Trânsito e Mobilidade Urbana, Daniel Rodrigueiro. Após a avaliação, ela determinou a ampliação para locais de maior movimento, visando a segurança dos pedestres.

“Qualquer medida que amplie a segurança de quem trafega pelas ruas de Penápolis será bem vinda e deve ser aplicada em toda a região com maior circulação de pessoas. Além disso, a colaboração dos motoristas, redobrando a atenção, dando preferência à passagem de pedestres, é fundamental para evitar acidentes de trânsito”, destacou a prefeita em exercício.

Segundo o secretário da pasta, o modelo que será instituído na região central de Penápolis, nas faixas de pedestres de maior circulação. “A sinalização foi pensada exclusivamente para a segurança dos pedestres. Temos um sinal de advertência com o ‘olhe’, para que o pedestre, ao se aproximar da travessia, observe a circulação de veículos”, afirmou.

“Agora também implantamos setas na cor amarela para direcionar o fluxo de pedestres na faixa. O objetivo é melhor organizar a circulação para que as pessoas não se esbarrem, auxiliando no direcionamento dos pedestres. Aos poucos, a população vai se acostumar com a nova sinalização”, explicou Rodrigueiro.

A sinalização é feita junto às rampas de acessibilidade já existentes em toda a região central da cidade. O secretário de Trânsito ainda acrescentou que as seguem estritamente os requisitos exigidos pela legislação, em específico a ABNT NBR 9050, que dispõe sobre a acessibilidade em espaços e equipamentos urbanos. (*) Com informações da Secom – PMP



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.