Falece aos 96 anos o ex-prefeito de Penápolis, Edison João Geraissate
Cidade
Em edição extra do Diário Oficial é decretado Luto Oficial de três dias no Município
Gilson Ramos 21/04/2024Penápolis está de luto. Faleceu neste domingo (21), aos 96 anos, o ex-prefeito Edison João Geraissate. Engenheiro Civil de formação, Dr Edison, como era conhecido, é lembrado e reconhecido com um dos maiores prefeitos que Penápolis já Penápolis. A causa da morte não foi divulgada.
Ele administrou a cidade no período de 1964 a 1969, dedicando-se em prol do desenvolvimento de Penápolis, com grandes obras que marcaram época, entre elas se destacam a criação da Funepe (Fundação Educacional de Penápolis) e a construção do seu campus universitário, do Colégio Técnico Agrícola e do Ginásio de Esportes “Gigantão Azul”.
Além de várias atuações na área da construção civil, foi empreendedor através de empresas, como da Lajeado Indústria e Comércio de Materiais de Construções e Sociedade Penapolense de Engenharia e Construção Ltda (SOPENCO) e Indústria e Comércio de Papéis Penápolis (Incopa). Foi um dos fundadores do Clube Penapolense.
Na década de 1980 voltou à cena política sendo eleito vice-prefeito do médico João Carlos D’Elia, ocupando durante o mandato o cargo de Secretário de Obras.
Também foi fundador e presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis, entidade que já lhe prestou homenagem com o honroso título de “Profissional do Ano” e cerimônia festiva realizada há alguns anos. Evento de final de ano que Dr Edison sempre prestigiou enquanto tinha condições de saúde.
Um de seus filhos, o também engenheiro civil Newton Geraissate já presidiu AEAPenápolis, com destacada atuação.
No ano de 2018 foi agraciado com o título de "Filho ILustre de Penápolis" outorgado pela Câmara de Vereadores.
Em edição extraordinária do Diário Oficial do Município, em sua edição eletrônica, foi publicado Decreto nº 7885, assinado pelo atual prefeito, Caique Rossi (PSD), declarando Luto Oficial no Município de Penápolis por três dias, em razão do falecimento de Dr Edson.
Sua última aparição pública foi no ano passado, durante as comemorações de 57 anos de criação da Funepe, da qual o ex-prefeito foi seu primeiro presidente.
No Decreto de Luto Oficial, o prefeito Caíque Rossi considera a condição de Dr Edson de empreendedor e a “ contribuição inestimável para o desenvolvimento do comércio, indústria e prestação de serviços em nosso município e região; os relevantes serviços prestados à comunidade; e um cidadão exemplar, pai de família que merece o nosso respeito e reconhecimento”.
E considera, ainda, por fim, “que a memória de nossos homens ilustres deve ser reverenciada e enaltecidos seus feitos, para conhecimento da posteridade”.
VELÓRIO
O ex-prefeito que deixa esposa, filhos, noras, netos e bisnetos residia à Av. Expedicionário Diogo Garcia Martins, no Centro.
De acordo nota de falecimento emitida pela Funerária Bom Pastor, o velório ocorrerá no Memorial de Penápolis, com início às 18h e encerramento às 20h deste domingo (21).
O corpo do ex-prefeito será cremado em Araçatuba, em cerimônia restrita a familiares.
VIDA
Por ocasião do recebimento do título de "Filho Iustre", comenda entregue em sua residência em dezembro de 2018, em autoria do vereador Ivan Sammarco, e contando com a presença do então presidente da Câmara, Rubinho Bertolini, foi distribuído um release produzido pela Assessoria de Imprensa da Câmara contendo as seguintes informações sobre a vida do homenageado.
Filho de João Jorge Geraissate e de Rosalina Dualibi Geraissate, Edison João Geraissate nasceu dia 25 de fevereiro de 1928 em Penápolis. Com 8 anos iniciou sua alfabetização no 1º Grupo Escolar de Penápolis (EE Luiz Chrysóstomo de Oliveira).
Participou da primeira turma de ginasial no novo prédio da Escola Dr. Carlos Sampaio Filho (inaugurado em junho de 1939 ), com transferência dos alunos do prédio que estavam instalados, junto à igreja matriz, antigo Colégio Franciscano.
Formou-se engenheiro civil pela Universidade Federal do Paraná em 1952 e logo começou vida profissional em sua terra natal com a elaboração do projeto da construção do Hospital Espírita Discípulos de Jesus, na Rua Dr. Ramalho Franco.
Em 1952 também casou-se com Iraídes Anhenzini, tendo os filhos Edison, Yeda, Newton, Ernani e Shirlene. Além de várias atuações na área da construção civil, foi empreendedor através de empresas, como da Lajeado Indústria e Comércio de Materiais de Construções e Sociedade Penapolense de Engenharia e Construção Ltda (SOPENCO) e Indústria e Comércio de Papéis Penápolis (Incopa) com adesão de 72 acionistas.
Foi um dos fundadores do Clube Penapolense e prefeito de Penápolis entre 1964 e 1969, sendo a principal liderança para a criação da Funepe.
Construiu o Ginásio Municipal de Esportes Antonio Castilho Braga, inaugurado em 1967, levou água para a Vila Fátima e fez o decreto que viabilizou área de 100 alqueires para a instalação do Colégio Agrícola.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.