FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Falece em Campinas, Irmã Leonin Abdalla, ex-diretora do Educandário

Cidade

Ela foi uma das mais expoentes educadoras em Penápolis, tendo dirigido por décadas o Colégio Franciscano Coração de Maria

rmã Leonin Abdalla tinha 98 anos de idade, e 78 anos de Vida Religiosa consagrada

rmã Leonin Abdalla tinha 98 anos de idade, e 78 anos de Vida Religiosa consagrada. Foto: Reprodução/Internet

FERREIRA ENGENHARIA RODAÉ 2 HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

Uma triste notícia para a comunidade católica penapolense, notadamente, à Congregação Irmãs Franciscanas do Coração de Maria. Faleceu na manhã deste domingo (23), Irmã Leonin Abdalla, aos 98 anos de idade, e 78 anos de Vida Religiosa consagrada. A causa da morte não foi divulgada. Mas consta que vinha com a saúde debilitada devido à idade e a um AVC (acidente vacular cerebral) a que teria sido acometida recentemente.

Ela foi uma das mais expoentes educadoras em Penápolis, tendo dirigido por décadas o Colégio Franciscano Coração de Maria, o popular Educandário. Com a idade avançada, ela havia sido transferida e estava há anos sob os cuidados na Casa de Betânia, em Campinas.

Irmã Leonin deixa um grande legado educacional. Inúmeras gerações passaram pelo Educandário, que ganhou notoriedade sob sua gestão. Uma religiosa que conquistou respeito e admiração em toda a cidade.

Foi agraciada com o título de Cidadã Penapolense em 16 de maio de 1992, num reconhecimento ao seu notável trabalho desenvolvido no município.

Em 2009, num grande movimento, foi revertida a transferência dela para a cidade de Descalvado. Na ocasião houve manifestações no Educandário, na Igreja e chegando a reverberar até mesmo no meio político, com apoio expresso por sua permanência em ato na Câmara Municipal de Vereadores de Penápolis.

O apoio foi dado na presença de crianças com cartazes pela permanência da religiosa na cidade e de dezenas de outras pessoas que pediam a mesma medida. A Câmara Municipal formalizou e encaminhou três documentos para reforçar o apelo para que Irmã Leonin continuasse no Educandário.

Na época, o então presidente do Poder Legislativo, Célio de Oliveira, liderou requerimento à superiora provincial da Fraternidade das Irmãs, em São José do Rio Preto. A propositura, subscrita por todos os vereadores, relata que a saída de Irmã Leonin, de Penápolis, representava uma grande perda nas áreas religiosa e educacional para a cidade.

Ela ainda permaneceu por vários anos, mesmo quando já não mais respondia como diretora do Educandário, até sua transferência em definitiva, já sendo jubilar.


NOTA DE FALECIMENTO

A Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria emitiu uma Nota de Falecimento.

Diz que era uma Irmã comunicativa e muita culta, sempre atenta aos apelos da Igreja e em sintonia com as necessidades da humanidade sofredora. Muita descontraída e alegre, gostava de contar casos e piadas e adorava prometer presentinhos.

Prossegue dizendo que dedicada a educação foi uma eximia professora sendo um diferencial no processo educativo de muitas crianças, jovens e adultos, formando mentes e corações.

Ainda que destacou-se bastante na Congregação fazendo parte da administração jurídica e religiosa. Deu grande contribuição a CRB de São Paulo. Em sua vida fez-se verdade a frase de nossa fundadora Madre Cecília:” É em Maria e na Eucaristia que encontro força e coragem”!

A Nota é finalizada com um obrigado pelo seu testemunho de vida e fidelidade. E roga que descanse em paz.


EDUCANDÁRIO

Também a direção do Colégico Franciscano (Educandário) manifestou-se diante da morte de Irmã Leonin Abdalla.

Diz o comunicado:

"A vida dos justos está nas mãos de Deus e nenhum tormento os atingirá!"

A confiança deixada pelos livros da sabedoria serve como luz para fortalecer nossa fé na ressurreição, onde temos um lugar que nos está sempre reservado.

Com esta profunda fé, estamos unidos pelo descanso da benemérita Irmã Leoni Abdala que, no despertar deste dia do Senhor, retornou à Casa do Pai.

Sua presença como religiosa deixa um grande legado e uma memória presente em muitas gerações de familiares e estudantes do Colégio Franciscano Coração de Maria.

Seu carinho como protagonista de grandes mudanças se concilia com a história centenária do nosso Colégio.

Muitas são as memórias guardadas em nossos corações que nos consolam nesta hora de despedida! Irmã Leoni foi uma mulher de sensibilidade acadêmica e de atualidade aos estudos e ao contexto do mundo! Foi uma religiosa de grande dedicação e presença na Congregação, sendo respeitada e querida pelo seu zelo franciscano completado no Coração de Maria! Foi uma presença inspiradora na caminhada e atuação da cidade de Penápolis, onde deixou profundos laços de amizade!

O nosso coração sente a sua despedida, mas, para nós que cremos "a vida não é tirada, mas transformada"!

Guardaremos, no coração, a sua lembrança inspiradora, corajosa, fraterna e marcante, expressa em diversos momentos e incontáveis acontecimentos, seja na história do Colégio Franciscano Coração de Maria, seja na vida das famílias e inumeráveis pessoas, seja no contexto da cidade de Penápolis, seja na zelosa fraternidade da Congregação das Irmãs Franciscanas do Coração de Maria.

Aqui ficaremos consolados pela nossa fé!

A Deus, Irmã Leoni!

O céu se abriu para sua chegada!

Descanse em paz!

Colégio Coração de Maria”


VELÓRIO E SEPULTAMENTO

O velório ocorre em Campinas, com sepultamento em cemitério daquela cidade, às 11h desta segunda-feira (24).



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.