Família de um paciente internado na Santa Casa de Araçatuba perdeu R$ 4,2 mil em um golpe
Região
Nenhum atendimento prestado pelo hospital a pacientes do SUS é cobrado de pacientes
Da Redação 14/08/2024A família de um paciente internado na Santa Casa de Araçatuba perdeu R$ 4,2 mil em um golpe que voltou a ser aplicado contra pessoas que possuem entes queridos em atendimento no hospital. A direção da Santa Casa emitiu um comunicado para alertar a população e evitar que haja novas vítimas.
Segundo a nota, nas últimas horas, cinco familiares de pacientes que estão sob os cuidados do hospital receberam telefonemas de pessoas que se identificam como de equipes que estão atendendo o paciente e pedem o envio de dinheiro por pix para a compra de remédios e/ou exames.
A desculpa dos golpistas é que, embora a Secretaria de Saúde cubra estes procedimentos e insumos, o órgão só libera os recursos em 48 horas e o paciente não pode esperar. Os bandidos ainda argumentam que a vítima terá o reembolso do dinheiro que enviar via PIX. No entanto, tudo não passa de um golpe.
Nenhum atendimento prestado pelo hospital a pacientes do SUS é cobrado de pacientes. E toda e qualquer intercorrência que necessite de medicamento e/ou exame que não esteja nos padronizados pelo SUS, a Santa Casa de Araçatuba realiza as tratativas diretamente com a Secretaria de Saúde, através do Departamento Regional de Saúde. Em nenhum momento os familiares são contactados e/ou envolvidos para essas tratativas.
No caso da vítima que caiu no golpe trata-se da mãe de um paciente que estava tendo picos de febre. A mãe, muito humilde, acreditou no golpista e fez um empréstimo com a patroa, enviando um PIX de R$ 4.210,00 ao bandido.
GOLPE É PRATICADO HÁ VÁRIOS ANOS
O hospital tem alertado reiteradas vezes sobre a existência desse tipo de golpe, que é praticado há vários anos. Em todas as áreas do hospital, principalmente nos elevadores de acesso às alas de internação, portaria de visitas e entradas das UTIs e alas de internação, estão anexados impressos com alertas sobre golpes praticados em todo o país.
Esses comunicados também orientam os familiares sobre o procedimento necessário caso recebam telefonemas ou mensagens por aplicativos com qualquer tipo de solicitação financeira em nome de pacientes internados.
Portanto, familiares de pacientes internados na Santa Casa de Araçatuba, através do convênio SUS, que forem abordados com solicitações de pagamento para realização de procedimentos médicos, exames, medicamentos, ou qualquer outra necessidade, deve desconsiderar o pedido e procurar a Polícia.
DÚVIDAS E INVESTIGAÇÃO
A Administração da Santa Casa está à disposição para informar e esclarecer sobre a situação de pacientes, que eventualmente sejam mencionados e futuros golpes. Bastando telefonar para 3607-3021.
Em todas as “ondas” desses golpes, a direção da Santa Casa de Araçatuba faz investigações internas que não constatam interferência interna nos episódios. (*) PORTAL RP10 ARAÇATUBA
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