Família mantém tradição de montar presépio e abre para visitação
Cidade
Intenção da exposição, que é realizada há anos, é resgatar o sentido de comunhão do Natal
Gilson Ramos 24/12/2020Tradição natalina de montar um presépio em casa faz parte da grande maioria das famílias, especialmente católicas. É um gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal. O contexto familiar de Jesus - há mais de dois mil anos - continua a ser inspiração para todos os cristãos do mundo.
Com esse espírito, e até como forma de buscar forças, fé e esperança diante dos acontecimentos da vida, que Odete Ferreira Pardim, de 71 anos, se dedica a montar seu presépio, que a cada ano fica maior, mais bonito e já ganha visitantes.
Como cresceu nas peças, neste ano ela juntamente com seus familiares resolveu montar o presépio na área de sua residência, que acabou virando um ponto de visitação diária. Já somando ao menos uma centena de peças, o presépio pode ver visto à rua Josué Filipim, 455, bairro Santa Terezinha.
“Mesmo passando por dificuldades, e nesse ano foi grande por conta de perdas familiares e devido a pandemia, ainda assim a alegria nos contagia com a chegada do Natal. E o presépio, para nós, é vida, é a chegada de Jesus”, conta. O encantamento por essa atividade, segundo Dona Odete, vem desde criança, e que hoje já contagia também aos seus netos.
Viúva, era seu marido que fazia a cobertura de madeira onde ficava a manjedoura. Hoje, devido estar em espaço aberto, na área, não tem mais essa necessidade. Até então, o presépio era montado dentro de casa, na sala, que era motivo de visita, e reza da novena de Natal.
Católica praticante e membro da comunidade de Santa Teresinha, D. Odete participa das atividades religiosas de setores, inclusive agora com a novena, onde leva o menino Jesus de casa em casa. Por isso, no seu presépio, explica, a peça principal será introduzida na noite de Natal - dia 24 -, substituindo a Bíblica, que ocupa até então o lugar na estrebaria.
As peças, segundo Dona Odete, são variadas, tendo de tudo um pouco. São frutos de aquisições e doações de pessoas que querem contribuir para o presépio ficar mais bonito. A intenção da exposição, que é realizada há anos, é resgatar o sentido de comunhão do Natal. “É um gesto que ajuda a preparar a celebração do nascimento de Jesus, lembrado em cada Natal”, destacou.
O presépio deve ser montado no 1º domingo do Advento e desmontado em 6 de janeiro, data em que a Igreja celebra a Solenidade da Epifania do Senhor. Na casa de Dona Odete, a finalização se dá com grande alegria recebendo a Companhia de Reis. Quem desejar visitar o presépio será bem vindo à casa da família Pardim. Pode ser durante o dia, mas fica melhor à noite, devido à iluminação de natal.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.