FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Fase 1 impede Detran de Penápolis de oferecer sistema ‘drive thru’

Cidade

São atendidos nesta primeira etapa apenas as solicitações de retirada para despachantes

Com a suspensão no atendimento do Poupatempo, Detran também teve serviços prejudicados

Com a suspensão no atendimento do Poupatempo, Detran também teve serviços prejudicados. Foto: Arquivo/JI

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

O Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo) iniciou uma ação em todo o Estado para a entrega do CRV (Certificado de Registro de Veículos) e do documento da transferência por meio de um sistema “drive thru”, com o objetivo de evitar aglomeração e com agendamento marcado.

São atendidos nesta primeira etapa apenas as solicitações de retirada para despachantes. Em Penápolis, esse sistema não é aplicado em razão do município ter regredido para a Fase 1 (vermelha) de alerta máximo contra a Covid-19, o novo coronavírus, o que restringe o funcionamento de comércio e serviços.

Após confirmar que em algumas cidades os despachantes passaram a agendar os horários com o Detran para o drive trhu, o INTERIOR procurou o posto do Poupatempo local, que confirmou a exclusão do município nessa ação. O processo é feito por meio do e-CRVsp (Sistema de Gerenciamento dos Serviços de Cadastro de Registro de Veículos), que permite a realização de uma série de serviços.

Embora não tenha divulgado o número exato de veículos novos que ainda não foram emplacados, quem percorre a cidade vê muitos deles trafegando sem placas de identificação. Se o município estivesse na Fase 2, por exemplo, os despachantes locais poderia fazer os serviços ligados à transferência e registro de veículos novos e usados.

Para isso, bastaria a empresa credenciada ao órgão escolher a data e o horário e comparecer ao local com o malote e a documentação requerida. Para se ter uma ideia da facilidade, caso o município não estivesse na Fase 1, todos os protocolos sanitários e de distanciamento social são cumpridos pelos funcionários do Detran.

Além disso, não é necessário descer do veículo para ser atendido e o agendamento para entrega e retirada dos documentos será feito de acordo com o horário de atendimento de cada um. Após o recebimento dos malotes, a documentação é avaliada e assim que o serviço for realizado, os funcionários entrarão em contato com os despachantes para a retirada.


MEDIDA

Para Ernesto Mascellani Neto, diretor-presidente do Detran, o governo estadual trabalha para manter os serviços essenciais. Isso ocorre mesmo diante da pandemia do coronavírus, por meio de medidas inovadoras e seguindo protocolos de segurança, para continuar atendendo cada vez mais e melhor a população.

“A utilização do sistema drive thru é um grande passo para a retomada das atividades presenciais. As emissões desses documentos de compra e venda, desde que as unidades foram fechadas, então sendo retidos, não impedindo a circulação do veículo.”, disse.

A medida, segundo ele, reforça a preocupação do Governo de São Paulo que, mesmo com a suspensão temporária de atendimento presencial nas unidades do Detran e do Poupatempo, não mediu esforços para manter serviços públicos de qualidade e eficiência.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.