Fernando da Cunha Bachiega é promovido a capitão e assume comando da PM
Polícia
Com a promoção por merecimento, ele deve ser efetivado comandante da Cia nas próximas semanas
Ivan Ambrósio 27/08/2019A 2ª Companhia da Polícia Militar de Penápolis está com novo comandante. O capitão Fernando da Cunha Bachiega, responde, a princípio interinamente, pela unidade na cidade. A expectativa é que nas próximas semanas ele seja efetivado.
Bachiega, que antes era primeiro-tenente, foi promovido por merecimento a capitão na última sexta-feira (23), em publicação no DOE (Diário Oficial do Estado). A medida passou a valer desde domingo (25). Ele substitui o capitão Alex de Moura Brito, que foi para São Paulo participar de um curso de aperfeiçoamento de oficiais, onde deverá elevar sua patente a major.
PRESENTE
Para Bachiega, a promoção foi um presente que recebeu pela dedicação à profissão. “Isso é fruto do trabalho que venho tendo dentro da Polícia Militar e só tenho agradecimentos a fazer neste momento”, disse. Ele acrescentou que, com a designação, a responsabilidade aumentou.
“É notório percebermos que, ao longo dos anos, Penápolis vem reduzindo cada vez mais seus índices criminais e nossa meta é dar continuidade a esse trabalho, desde o patrulhamento ostensivo, até as operações”, destacou.
O capitão reforçou que dará prosseguimento ao projeto de Atividade Delegada nos municípios, além de manter as parcerias com o Poder Judiciário, Conseg (Conselho Comunitário de Segurança) e Polícia Civil. “O trabalho não pode parar e, com o apoio dos PMs que estão nas ruas garantindo a sensação de segurança à população, vamos buscar cada vez melhorar a atuação, ressaltou.
Para aprimorar as funções, Bachiega cursará a pós-graduação de Segurança e Ordem Pública pela Unisanta.
BIOGRAFIA
Antes de entrar na Polícia Militar, o capitão foi ajudante geral de marcenaria por sete anos, atuando depois como ajudante de metalúrgica e fiscal de obras em São Paulo. Bachiega ingressou na corporação como soldado em 1º de abril de 2002, atuando no 23º Batalhão em SP, na área do bairro Perdizes, até 2004.
Três anos depois, formou-se aspirante à oficial pela Academia do Barro Branco, sendo designado para Presidente Prudente, onde permaneceu até 2010 e foi promovido a segundo-tenente. É instrutor de tiro e realizou capacitações em policiamento de trânsito urbano, segurança institucional, curso de polícia judiciária militar e negociação de crises com reféns, todos na capital paulista.
Neste período, foi promovido a primeiro-tenente. Bachiega veio para Penápolis em 2013 e, neste período, foi designado em Brasília (DF), onde fez parte da sessão de Projetos Especiais do Grupo de Inteligência da Sesge (Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos), pertencente, na época, ao Ministério da Justiça.
Além disso, fez cursos de gestão de fiscalização de contratos de terceirizados no âmbito da administração federal na CGU (Controladoria-Geral da União) e análise de riscos em grandes eventos na Abin (Agência Brasileira de Inteligência). Ao voltar, o capitão atuou em Birigui e, em 2018, retornou para a Cia de Penápolis.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.