Festa da Padroeira Aparecida define programação
Cidade
Igreja deve receber milhares de fiéis durante as festividades da padroeira Nossa Senhora Aparecida
Carlos Netto 09/09/2019A comunidade católica do bairro Aparecida, em Penápolis, promove entre os dias 9 e 13 de outubro, uma programação especial em louvor a Nossa Senhora Aparecida, que também é reverenciada por católicos de todo o Brasil, como padroeira nacional.
Durante cinco dias, a programação - religiosa e festiva -, deve mobilizar milhares de pessoas de todas as comunidades, inclusive da região, que estarão presentes, e demonstrando a fé na Santa que tem o santuário em Aparecida, no Vale do Paraíba, em São Paulo.
Conforme explicou Léia Aparecida Tomáz, presidente da comissão da igreja, embora faltando um mês para o início das festividades, os organizadores e voluntários já estão trabalhando para que a cidade tenha um grande evento.
“A parte religiosa começa dia 9 com o tríduo em três temas e missas. É a preparação para o dia 12, feriado da padroeira, quando promovemos a carreata, a missa das crianças, terço mariano, procissão e missa campal”, informou.
Ela destacou que embora toda a programação tenha uma receptividade muito grande, a missa com as crianças é um dos momentos marcantes, pois centenas delas, geralmente as mais carentes, participam ativamente da celebração.
“Esperamos, como acontece todos os anos, contar a presença de todos da comunidade na programação religiosa, participando das missas, da procissão, e também da parte festiva, cuja renda vai nos ajudar com as reformas necessárias na igreja”, lembrou Léia.
SINO RESTAURADO
Quem for prestigiar as festividades programadas para outubro, em louvor a à padroeira, e até mesmo aqueles que comparecem às missas mais recentes, devem observar um detalhe especial logo na entrada da igreja instalada no bairro Aparecida, em Penápolis.
Essa observação, segundo a presidente da comissão, deve ser feita ao campanário, local onde está instalado o tradicional sino, cujos acordes soam com mais intensidade após passar por restauração.
Segundo ela, um dos frequentadores e membro da comunidade, que preferiu não ser identificado, pagou pela restauração, estando o mesmo já instalado no local.
“Ficou muito bonito o trabalho da restauração, sendo muito importante para a nossa comunidade. Agradecemos essa iniciativa, pois além de ficar mais apresentável, a sua reinstalação foi feita com mais segurança, e isso nos deixou mais tranquilos”, disse Léia, que acompanhou todo processo que envolveu essa restauração.
O sino data de 1917, quando foi instalado no Santuário São Francisco de Assis por doação de um grupo de senhoras penapolenses, ficando lá até o ano de 1974.
Conforme apurado, nesse ano ocorreu a troca, ou seja, o que estava instalado na igreja da Aparecida foi para o Santuário, e o que fora doado pelas senhoras ficou na Aparecida.
A presidente da Comissão da Igreja não soube informar o motivo da troca, mas acredita que as comunidades envolvidas no processo tiveram um bom motivo para isso.
“O importante é que temos, agora, um sino totalmente restaurado em nossa igreja”, disse ela, na expectativa de que, após a divulgação desse trabalho, os membros da comunidade possam observá-lo com mais atenção.
“Anteriormente, como era bem visível, o sino estava péssimo, bem danificado, e por ser uma instalação antiga, até corria perigo. Agora, estamos mais tranquilos”, reiterou Léia.
Confira a programação religiosa e festiva:
Tríduo - 19h30 - em preparação para o dia 12/10
Dia 9 – Quarta-feira – Missa
Maria Missionária: A presença de Deus sem fronteiras!
Dia 10 – Quinta-feira – Missa
Maria Missionária: Escuta o clamor dos povos!
Dia 11 – Sexta-feira – Missa
Maria Missionária: Cuida do povo de Deus!
Dia 12 - Sábado
5h30: Carreata, saindo da frente da igreja Aparecida
9h30: Missa com crianças
12h: Terço Mariano
18h: Procissão, saindo do Santuário São Francisco de Assis
19h: Missa Campal – Ação de Graças, seguida de queima de fogos
Venda de salgados, espetos, churros, cachorro-quente, água e refrigerante
Dia 13 – Domingo
A partir do meio-dia, almoço com venda antecipada de frango assado, com salada e arroz grátis; a organização solicita que os participantes levem pratos e talheres
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.