AREIA BRANCA HORIZONTAL TOPO

Festa de São João Batista em Alto Alegre começa hoje e vai até domingo

Religião

Evento contará com uma série de atrações religiosas, entre elas, almoço e leilão de gado

Tradicional festa em louvor ao padroeiro da cidade começa nesta quinta-feira (23)

Tradicional festa em louvor ao padroeiro da cidade começa nesta quinta-feira (23). Foto: Divulgação

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Como parte da programação de aniversário de 93 anos de fundação de Alto Alegre, começa nesta quinta-feira (23) e vai até domingo (26) a tradicional Festa de São João Batista, padroeiro do município. O evento é organizado e promovido pela Paróquia São João Batista e contará com uma série de atrações religiosas.

Conforme a programação, hoje, às 19h30, haverá a apresentação de quadrilhas da catequese. Desde a última segunda (20), acontece o Tríduo às 19h30 e, amanhã (24), será a missa solene às 19h. A festa ainda conta com deliciosos assados – frango e leitoa -, serviço de bar completo e a comercialização de crepes, pastéis e batata frita.

No sábado (25), às 18h30, será realizada a santa missa em São Martinho d’Oeste e, às 19h30, no Sagrado Coração de Jesus, no Distrito de Jatobá. Fechando a programação, no domingo, acontecerá o show de prêmios e o leilão de gado. A animação ficará por conta de Souzinha Som. Não haverá missa às 19h.


PADROEIRO

São João Batista nasceu em Aim Karim, cidade de Israel que fica a seis quilômetros do centro de Jerusalém. Sua mãe, Santa Isabel, era prima de Maria Mãe de Jesus. Ele foi consagrado a Deus desde o ventre materno e é o primeiro mártir da igreja e o último dos profetas.

Em sua missão, pregou a conversão e o arrependimento dos pecados manifestos pelo batismo. João batizava o povo, daí o nome João Batista, ou seja, aquele que batiza. Quando ficou adulto, percebeu que chegara sua hora, indo morar no deserto para rezar, fazer sacrifícios e pregar para que as pessoas se arrependessem.

Vivendo uma vida extremamente difícil e com muita oração, passou a ser conhecido como profeta, homem enviado por Deus. Batizava a todos que se arrependiam e multidões sempre viam suas pregações no rio Jordão.

João Batista amava a verdade e, por isso, morreu decapitado na prisão. Havia sido preso pelo rei Herodes, por causa de Herodíade, mulher do seu irmão, Filipe, com a qual se casara. Com efeito, ele lhe havia recordado que não era lícito conviver com ela. O monarca, porém, reconhecia nele um homem justo e não queria mandar matá-lo.

No entanto, Herodíade venceu, convencendo a sua filha, Salomé, a pedir-lhe, como prêmio da sua dança em um banquete, a cabeça de Batista. Com o passar dos séculos, houve muitas discrepâncias nas várias lendas e nas histórias de diversas supostas relíquias no mundo cristão.

Diversos locais diferentes reivindicam a posse da cabeça de João Batista. Alguns cristãos acreditam que a cabeça que está exposta na igreja de “San Silvestro in Capite”, em Roma, seja a cabeça de São João Batista.



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.