JOVEM PAN PENÁPOLIS

Festas juninas movimentam vendas de produtos típicos

Cidade

Segmento dos doces e produtos típicos do período comemora o aumento considerável

Equipe comandada por Sacomani está em ritmo acelerado para atender demandas

Equipe comandada por Sacomani está em ritmo acelerado para atender demandas. Foto: Gilson Ramos

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Paçoca, amendoim, canjica, pipoca, quentão, bolos. Também o comércio projeta boas vendas de roupas típicas de festas juninas. O tradicional evento popular está movimentando a economia em Penápolis.

O segmento de vendas dos doces e produtos típicos do período comemora o aumento considerável, e o bom momento com muitas festas acontecendo, seja em eventos públicos, quanto os particulares.

Esse cenário positivo deve se prolongar até o mês de julho, por se tratar de mês de férias e inverno e quem promove festas diversas acabam escolhendo o tema junino. No Comércio de Doces São José, do comerciante Reginaldo “Nardão” Sacomani, os estoques dos principais itens que não podem faltar numa festa junina foram reforçados.

De acordo com ele, a venda vem numa crescente desde o início do mês, mas sendo maior a partir desta semana principalmente com a festa de São João. Os preços variam seguindo também a diversidade de opções.

Doce de abóbora, doce de leite, pé de moleque, pé de moça, paçoca tem em variedades, marcas e quantidades, mas o preço, segundo Nardão, está dentro da realidade local e do momento da economia.

Vão desde R$ 8 a R$ 25, dependendo da quantidade que vem nos potes e caixas. A empresa vende no atacado e varejo e atende também as cidades da comarca.


TRADIÇÃO

Os “arraiás” também são simbolizados nos supermercados que montaram bancas para expor e vender os produtos juninos. A satisfação pela chegada da temporada junina é observada entre os gerentes desses estabelecimentos.

As fogueiras de Santo Antônio, São João e São Pedro aquecem a economia, incrementando as vendas das “coisas da roça”, como milho de canjica, milho de pipoca, goma de mandioca (usada para fazer biscoitos e beiju/tapioca), coco, rapadura e amendoim, além da cachaça e do gengibre (usados para fazer o quentão).

Vanderlei Andreatta, gerente do Big Mart loja 1, disse que as vendas dos produtos juninos estão muito boas neste ano, muito por conta da retomada das festas com maior intensidade e participação popular após a pandemia da Covid-19.

Os preços variam segundo as marcas. Em média, o pacote de 500gr do milho de pipoca custa R$ 5,98; amendoim branco 500gr é vendido a R$ 12,98; canjica branca 500gr tem preço de R$ 7,98; farinha de milho 500gr pode ser encontrada a R$ 3,29 e R$ 4,98.

Para agradar aos clientes da loja, Andreatta, com sua equipe de colaboradores, tem feito uma ação acolhedora todos os sábados pela manhã, durante todo o mês de junho. É oferecida uma degustação de bolos e pipoca grátis para os clientes e, para entrar no clima, trocam o uniforme por roupa típica, tudo para festejar a época.



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