JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Festival de Teatro começa amanhã com diversas atrações gratuitas

Cidade

O FETEP 2023 terá uma grade com seis espetáculos teatrais para pessoas de todas as idades e temáticas variadas

. Foto:

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

As atrações gratuitas do FETEP 2023 (Festival de Teatro de Penápolis) começam nesta quinta-feira (23). Espetáculos, show e atividade formativa fazem parte da programação do festival que traz o tema “Retomada e Diversidade”. Todas as atrações são gratuitas e seguem até domingo, dia 26 de novembro.

O FETEP 2023 terá uma grade com seis espetáculos teatrais para pessoas de todas as idades e temáticas variadas. No domingo (26), a programação traz um Show Multicultural, com a participação de diversos artistas negros. Como forma de valorizar os artistas locais, o Festival de Teatro contará com a participação de grupos teatrais da cidade de Penápolis e também da região, como Araçatuba e Birigui.

O “FETEP 2023 – Retomada e Diversidade” é uma realização da Prefeitura de Penápolis e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e conta com importantes parcerias: Sesc Birigui; Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; Amigos da Arte; Tudo Vira CultSP e Teatralogando.

As atrações do Festival de Teatro 2023 acontecerão na Sala Cora Coralina (Rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333 – Centro) e também em espaços abertos como a Praça 9 de Julho e o pátio do Santuário São Francisco de Assis (Igreja Matriz). Para os espaços fechados, os ingressos serão distribuídos uma hora antes, de acordo com a capacidade do local. Já para os espaços abertos, não será necessária a retirada de ingressos.

Segundo o secretário de Cultura, Lucas Casella, essa edição do festival traz o tema “Retomada e Diversidade”. “Desde 2017 o Festival não era realizado e neste ano retomamos o evento cultural, com temas que provocam reflexão sobre a sociedade. Convidamos toda a comunidade para que possam prestigiar o FETEP”, afirmou.


OFICINA FORMATIVA

Os interessados em participar da oficina formativa “Teatro de Mamulengo: da confecção à ação” ainda podem se inscrever online (https://abrir.link/FP7VU). A oficina acontece nos dias 25 e 26 de novembro, para pessoas a partir dos 12 anos. São oferecidas 20 vagas, preenchidas por ordem de inscrição. A oficina será realizada na Sala Multiuso do Museu do Folclore (Praça 09 de Julho, 170) pelo professor Weslley dos Santos Borges.

A oficina busca inserir os participantes no universo do teatro de mamulengo e das formas animadas, levando-os a compreender na teoria e na prática essa manifestação cultural popular brasileira.  A iniciativa também proporciona possibilidades de confecção de bonecos a partir de materiais recicláveis, zelando pela estética e funcionalidade dos mamulengos e busca compreender o cotidiano como potencialidade criativa para a cena teatral.


Confira a programação do FETEP 2023:


Dia 23/11 (quinta-feira)

20h – Espetáculo “Cabaré Brecht”

Cia Alternativa de Teatro

Local: Sala Cora Coralina (rua Irmãos Chrisóstomo de Oliveira, 333, centro)

Classificação 14 anos


Dia 24/11 (sexta-feira)

19h – Espetáculo “Uma cena a la mexicana”

Núcleo Municipal de Teatro

Local: Sala Cora Coralina

Classificação Livre


20h – Espetáculo “Cora e suas raízes”

Tia Chica de Teatro

Local: Sala Cora Coralina

Classificação livre


Dia 25/11 (sábado)

9h – Espetáculo “Minha casa, sua casa”

Cia Gentalha de Teatro

Local: Pátio do Santuário – Igreja Matriz (av. Luiz Osório com rua São Francisco)

Classificação livre


20h30 – Espetáculo “Quero ser branca”

Cia Obscenos

Local: Praça 9 de Julho

Classificação 12 anos

Apoio Sesc Birigui


 26/11 (domingo)

19h – Show Multicultural: Festival de Arte Negra

Show de música/dança/artes visuais (coletivo de artistas)

Local: Praça 09 de Julho

Classificação livre


20h30 – Espetáculo “O Padeiro de Santaria das Promessas”

Cia Lugar de Ser Qualquer

Local: Sala Cora Coralina

Classificação 14 anos

(*) Com informações da Prefeitura

 



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.