FIA autoriza Birigui sediar Campeonato Mundial de Kart
Esportes
Mundial em 2020 encerra intervalo de 26 anos sem competições na América do Sul
Da Redação 08/10/2019A FIA (Federação Internacional de Automobilismo) confirmou na sexta-feira (4), a realização do Campeonato Mundial de Kart em Birigui (SP), em 2020.
Dessa forma o Brasil receberá o Mundial de Kart pela primeira vez no ano que vem, entre os dias 30 de outubro e 1 de novembro.
O Mundial de Kart CIK-FIA é dividido nas categorias OK Júnior, disputada entre pilotos de 12 a 13 anos, e a OK, para pilotos acima dos 15 anos. Em 2019, a competição aconteceu em Alahärmä, na Finlândia.
O Speed Park foi confirmado como sede pelo presidente da Comissão de Kart da FIA e piloto Felipe Massa, que fez a divulgação em suas redes sociais.
Em vídeo, o piloto confirmou que em reunião no conselho mundial da FIA foi aprovada a competição em Birigui para o próximo ano. Ele classificou o momento como “histórico para o Brasil”.
Massa também destacou a importância do evento para o mundo das corridas no país, sendo a primeira vez que a competição será realizada no Brasil.
O piloto conheceu as dependências do kartódromo biriguiense no ano passado e em seguida montou uma comissão para acompanhar o processo que tornou Birigui sede do evento.
A confirmação do Mundial para o Brasil encerra um intervalo de 26 anos sem competições acontecendo na América do Sul.
Em 1994 foi realizado a última edição, em Córdoba, na Argentina. Em Birigui, pilotos das classes OK e OK Júnior, esta última, onde Rafael Câmara conquistou o vice-campeonato mundial neste ano, em Alaharma, na Finlândia, estarão presentes.
AUTORIZAÇÃO
No início deste ano o kartódromo recebeu a licença de circuito internacional da Comissão Internacional de Kart da FIA, permitindo que o município desse sequência aos trâmites legais para pleitear a realização do Mundial de Kart.
O Speed Park, localizado em Birigui, na rua Hagime Saita, 4001, com acesso pela rodovia Marechal Rondon, no km 524, região de Araçatuba, no noroeste paulista, foi inaugurado em 2018.
A pista de 1280 metros de extensão é certificada pela FIA para competições internacionais.
Recursos tecnológicos, como a sinalização digital, são exclusividade da estrutura na América Latina. (*) Com informações do Terra Esportes.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.