BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Final de semana é o último para ‘pesca livre’ antes da piracema

Polícia

Período começa na próxima terça (1º) e vai até 28 de fevereiro de 2023

Objetivo da medida é proteger a reprodução natural de peixes neste período

Objetivo da medida é proteger a reprodução natural de peixes neste período. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Este final de semana – sábado (29) e domingo (30) – é o último livre para quem deseja pescar nos rios da região. Isso porque a piracema, período em que fisgar espécies nativas fica proibida, entrará em vigor na próxima terça-feira (1º), seguindo até 28 de fevereiro de 2023.

O objetivo da medida é proteger a reprodução natural de peixes neste período. Isto ocorre porque, durante este tempo, os peixes costumam formar cardumes, migrando até as cabeceiras dos rios para a reprodução.

No período, está proibida a captura, bem como o transporte e o armazenamento de espécies nativas da bacia hidrográfica do rio Paraná, além de pescas subaquáticas, pescas com redes e tarrafas, dentre elas, o pintado, dourado, piau, piapara, curimbatá, mandi, lambari e jaú.


DESCUMPRIMENTO

Quem descumprir as regras, responderá por crimes ambientais, cuja pena varia de um a três anos de detenção, além de multa, que parte de R$ 1 mil, acrescido R$ 20 por quilo de pescado apreendido. Além disso, pescadores, comerciantes e indústrias também precisam estar atentos para informar ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis) sobre o pescado que possuem em estoque.

Até o prazo final da piracema, as pessoas que vivem da atividade e possuem documentação comprobatória poderão requisitar o seguro-defeso, junto ao INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Denúncias poderão ser feitas para a Polícia Militar Ambiental, pelo telefone 181, ou de emergência, o 190.

Mais informações sobre o período da piracema podem ser obtidas pelo Disque Ambiente (0800 113 560), ou no site da Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo (www.ambiente.sp.gov.br).



BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.