BIG MART INSTITUCIONAL Horizontal Topo

Fiscalização encontra 100 trabalhadores sem registro no plantio da cana de açúcar

Região

Equipe encontrou diversas irregularidades trabalhistas, como falta de EPI e ausência de instalações

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Fiscalização ocorrida de 4 a 8 deste mês pelos auditores fiscais do trabalho da Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo encontrou mais de 100 trabalhadores sem registro em carteira. Eles estavam em propriedades de fornecedores de cana que abastecem as usinas na região. Os trabalhos foram feitos nas áreas rurais na atividade do plantio.

Ao todo, foram inspecionados nove empreendimentos em Avanhandava, Penápolis, Santo Antônio do Aracanguá, Suzanópolis e Valparaíso. Dentre as irregularidades, a equipe encontrou falta de EPI (Equipamentos de Proteção Individual), ausência de instalações sanitárias e local para refeições, entre outras.

“Esse é um número muito elevado, o que chamou bastante a nossa atenção”, afirmou o auditor fiscal Fernando da Silva, um dos envolvidos na operação e coordenador do projeto de fiscalização rural do estado de São Paulo.

“Encontramos propriedades descumprindo itens básicos da legislação, como trabalhadores que sequer recebiam as ferramentas e os equipamentos de proteção necessários para a atividade”, explicou. No total, mais de 60 irregularidades diferentes foram constatadas, cujos autos de infração estão em fase de elaboração.

Outras violações, caracterizadas como de grave e iminente risco, geraram a lavratura de interdições, como a existência de trabalhadores em atividade posicionados sobre a carga de cana de açúcar, na carroceria dos caminhões em movimento, enquanto estes transitavam pela área de plantio. Para Antônio Carlos Avancini, auditor que atua em fiscalizações rurais há mais de 20 anos e que também participou da operação, os resultados foram surpreendentes.

“Nós não esperávamos encontrar esse retrocesso em pleno ano de 2022, esse nível de informalidade e dos preceitos mais básicos das normas de segurança e saúde do trabalhador na cultura de cana de açúcar em São Paulo. Em algumas frentes de trabalho, não havia sequer um trabalhador formalizado”, finalizou.

A norma regulamentadora 31, publicada em 2005, passou por um extenso processo de revisão nos últimos anos. A versão atual do texto foi publicada em 22 de outubro de 2020 e entrou em vigor cerca de um ano depois, em 27 de outubro de 2021. (*) Com informações da A/I



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.