JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Fluminense anuncia retorno do barbosense Alan e atacante comemora

Esportes

Jogador de 32 anos assinou contrato por duas temporadas - até junho de 2024

Anúncio de Alan pelo Fluminense foi feito ontem (21) pelo clube nas redes sociais

Anúncio de Alan pelo Fluminense foi feito ontem (21) pelo clube nas redes sociais. Foto: Divulgação/Fluminense

FERREIRA ENGENHARIA Horizontal meio da notícia

Na noite de terça-feira (21), o Fluminense confirmou oficialmente a contratação do barbosense Alan como primeiro reforço para o segundo semestre de 2022. O jogador, de 32 anos, assinou contrato por duas temporadas - até junho de 2024 - e chega para ser o substituto de Fred, que vai se aposentar no mês que vem.

O ídolo tricolor, aliás, reencontrou o amigo e fez o anúncio em vídeo divulgado pelo clube. A esposa do atacante, Thuanny Carvalho, já tinha “vazado” o vídeo da gravação dos bastidores do anúncio do jogador em Laranjeiras, e Alan assinou o contrato e entrou ao vivo ao lado do presidente Mário Bittencourt no canal “Sentimento Tricolor” no Youtube. Ele apareceu de surpresa junto com o dirigente e falou pela primeira vez como reforço tricolor.

“Eu cheguei ali e fiquei muito emocionado de ver e recordar minhas fotos da época de Xerém. Meu retorno para o Brasil, desde quando saí, sempre falei que o primeiro time que queria conversar era o Fluminense. Quero agradecer a Deus e depois ao Mário, que fez de tudo para que essa volta fosse possível. Um sentimento inexplicável”, disse.

Alan estava livre no mercado após atuar pelo Guangzhou Evergrande, da China. Revelado em Xerém, o atacante fez parte da histórica fuga de rebaixamento de 2009 e do título do Campeonato Brasileiro de 2010. Naturalizado chinês, ele está sem jogar desde fevereiro. Nos últimos 10 meses ele só disputou oito partidas, todas pela seleção chinesa.

Em quase três temporadas e 84 jogos pelo Fluminense, Alan experimentou de tudo um pouco: os vices na Libertadores e Sul-Americana, a arrancada histórica na luta contra o rebaixamento e o título do Campeonato Brasileiro de 2010, mesmo que vendido antes do fim. Alan deixou o Fluminense em agosto de 2010.

O destino foi o RB Salzburg, da Áustria, por onde ficou por quatro temporadas e meia. Por lá, jogou ao lado de Mané, um dos principais nomes do Liverpool atualmente, e viveu uma das melhores fases da carreira: disputou 129 jogos e marcou 93 gols – média de 0,72 por partida. Na sequência, o atacante foi para o futebol chinês.

Primeiro para o Guangzhou Evergrande, onde viveu início complicado: rompeu os ligamentos do joelho direito, jogando apenas duas partidas em 2015. Já no ano seguinte, recuperado da lesão, marcou 18 gols em 35 jogos, terminando como vice-artilheiro da Super Liga da China (com 14). Em 2019, Alan foi emprestado ao Tianjin Tianhai, que decretou falência. Na sequência, atuou pelo Beijing Guoan. Alan ficou livre no mercado após atuar pelo Guangzhou. (*) Com informações do ge



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.