FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Força-tarefa realiza limpeza da cidade após temporal

Cidade

Em 2h choveu 110 milimetros fazendo transbordar os córregos Santa Leonor e Maria Chica; vendaval derrubou árvores na praça do Del Rey

Defesa Civil Municipal interditou e sinalizou trechos urbanos danificados pelo temporal

Defesa Civil Municipal interditou e sinalizou trechos urbanos danificados pelo temporal. Foto: Divulgação

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A Prefeitura Municipal de Penápolis está desde o início da manhã desta segunda-feira (20) com uma força-tarefa por toda a cidade promovendo limpeza e sinalizações dos locais mais afetados pelo temporal da tarde deste domingo.

A Coordenadoria da Defesa Civil do Estado havia emitido alerta para temporal no fim de semana para a região.

A chuva foi intensa em duas choras de duração do temporal. O volume registrado foi de 110 milímetros, segundo informou o Daep (Autarquia Municipal de Saneamento Ambiental) de Penápolis.

Houve quedas de árvores, alagamentos nos trechos próximos ao córrego Santa Leonor e quedas de energias em vários pontos da cidade. Há muita sujeira com folhas e até galhos de árvores pelas ruas.

Videos que circularam nas redes sociais mostram momentos da enxurrada tomando conta das ruas, principalmente com alagamentos na rua João Antonio de Castilho (córrego Santa Leonor), rua Amazonas e marginal e córrego Maria Chica, que transbordou. Alguns comércios foram invadidos pelas águas.

O córrego Santa Leonor que foi projetado para servir como um piscinão e reter o volume excessivo de chuva para não inundar o córrego Maria Chica novamente não comportou o volume e transbordou, transformando a região num verdadeiro rio.

A região sofre ainda com o volume de enxurrada que vem das regiões de ampliação habitacional após bairro Cidade Jardim.

Em outro vídeo o Corpo de Bombeiros resgata pessoas de um veículo que teve uma pane no meio do alagamento na rua Amazonas, abaixo da linha férrea.

Um dos maiores estragos ocorreu na praça Yumiko Arikawa, no bairro Jardim Del Rey. Naquela região o vendaval derrubou árvores e danificou toda a decoração natalina que a comunidade já havia iniciado a instalação. A praça é uma das mais iluminadas para o Natal sob a responsabilidade da comunidade da Paróquia Santa Clara de Assis.

Os bombeiros tiveram trabalho para desobstruir vias que tiveram o trânsito prejudicado em função de danos causados pelo vento em árvores. Foram mais de dez chamados do tipo e a última viatura retornou para a base pouco antes das 23h.

Ainda no fim da tarde a Defesa Civil Municipal promoveu a sinalização de trânsito nos locais mais prejudicados pelas chuvas para evitar acidentes.



TEMPORAL

A chuva começou por volta das 14h e prosseguiu até pouco depois das 16h. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram as ruas alagadas nas imediações do córrego Maria Chica, que corta a cidade.

Nesse trecho, que fica perto da rodoviária, o Corpo de Bombeiros foi acionado e precisou fazer o resgate de ocupantes de um carro que ficou ilhado no meio da água na rua Amazonas. Segundo a corporação, um casal de idosos que estava no veículo foi resgatado.

Apesar dos estragos na cidade, felizmente houve apenas danos materiais, sem registros de vítimas.


PREVISÃO

Segundo o Climatempo, para este feriado estadual da Consciência Negra, a previsão é de Sol com muitas nuvens. Pancadas de chuva à tarde e à noite. O volume previsto é de 10 milimetros.

Há novo alerta para tempestades isoladas com raios e trovões para os próximos dias, a partir de quinta-feira (23).



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.