Formação: Secretaria de Educação realiza Parada Pedagógica com todos os profissionais
Educação
Objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais, bem como aprimorar o trabalho dos profissionais da Educação
Da Redação 26/09/2025
Os profissionais da Educação foram divididos em grupos de trabalho, de acordo com sua atuação. Foto: Imagem/PMP
Em continuidade ao ciclo de capacitação profissional oferecido aos servidores, a Secretaria Municipal de Educação realizou na última sexta-feira (19), mais uma edição da “Parada Pedagógica”, momento em que todos os profissionais da Educação participam de formações específicas em suas áreas de atuação.
A Parada Pedagógica envolveu todos os funcionários da Educação: professores, educadores, coordenadores, diretores, merendeiras, inspetores, estagiários, monitores, assistentes administrativos, entre outros; que foram divididos em grupos de trabalho, de acordo com sua atuação.
Nesta edição, o evento formativo aconteceu em diversos locais ao mesmo tempo, como nas unidades escolares, Sala Pedagógica, Núcleo Superação, Cozinha Piloto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.
Para a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, a Parada Pedagógica é um momento muito importante em que os profissionais podem aprender mais, compartilhar experiências e planejar a rotina de trabalho.
“Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais, bem como aprimorar o trabalho dos profissionais da Educação realizado junto às crianças, seus responsáveis e comunidade em geral”, comentou a secretária.
EDUCAÇÃO INFANTIL
No período da manhã, as diretoras e educadoras das creches participaram de oficinas formativas temáticas, de acordo com suas turmas: Etapas I e II - “O desenho e seus desdobramentos”; Maternal I - “Educação Infantil e Saúde Bucal: sorrisos que crescem”, ministrada pela odontopediatra, Isabelle Rodrigues Freire Ramos; Maternal II - “Materiais estruturados e suas possibilidades”; Berçário I - “Afetividade e estimulação sensório motora na primeira infância: bases para o desenvolvimento integral da criança”; Berçário II – “Quando a linguagem precede, a aprendizagem acontece: o valor da estimulação na escola”, ministrada pela fonoaudióloga, Maira Anelli. No período da tarde, as educadoras fizeram planejamento e organização de materiais em suas salas e unidades escolares.
Já os professores das Emeis estiveram reunidos para conhecer e discutir sobre o novo material pedagógico da Educação Infantil, oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo e que será utilizado no próximo ano.
ENSINO FUNDAMENTAL
Com relação aos professores e coordenadores do Ensino Fundamental, eles participaram da formação continuada do Programa “Alfabetiza Juntos SP”, que propôs estudos, reflexões e discussão em grupos sobre os dois temas do Módulo V: “Gêneros textuais nas práticas de leitura nos Anos Iniciais” e “Resolução de Problemas do Campo Aditivo”.
Já os professores de Arte e Hora do Conto participaram da Oficina “Introdução ao Ensino das Quatro Linguagens Artísticas (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança), ministrada em parceria com o Senac.
E por fim, os professores de Educação Física e Hora da Brincadeira participaram da Oficina “Os Jogos Cooperativos e o Desenvolvimento Socioemocional”, também ministrada em parceria com o Senac. (*) Secom – PMP
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.