FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Formação: Secretaria de Educação realiza Parada Pedagógica com todos os profissionais

Educação

Objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais, bem como aprimorar o trabalho dos profissionais da Educação

Os profissionais da Educação foram divididos em grupos de trabalho, de acordo com sua atuação

Os profissionais da Educação foram divididos em grupos de trabalho, de acordo com sua atuação. Foto: Imagem/PMP

JOVEM PAN PENÁPOLIS

Em continuidade ao ciclo de capacitação profissional oferecido aos servidores, a Secretaria Municipal de Educação realizou na última sexta-feira (19), mais uma edição da “Parada Pedagógica”, momento em que todos os profissionais da Educação participam de formações específicas em suas áreas de atuação.

A Parada Pedagógica envolveu todos os funcionários da Educação: professores, educadores, coordenadores, diretores, merendeiras, inspetores, estagiários, monitores, assistentes administrativos, entre outros; que foram divididos em grupos de trabalho, de acordo com sua atuação.

Nesta edição, o evento formativo aconteceu em diversos locais ao mesmo tempo, como nas unidades escolares, Sala Pedagógica, Núcleo Superação, Cozinha Piloto e Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Para a secretária municipal de Educação, Neira Maria Pereira Pinheiro, a Parada Pedagógica é um momento muito importante em que os profissionais podem aprender mais, compartilhar experiências e planejar a rotina de trabalho.

“Nosso objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade do ensino oferecido nas escolas municipais, bem como aprimorar o trabalho dos profissionais da Educação realizado junto às crianças, seus responsáveis e comunidade em geral”, comentou a secretária.


EDUCAÇÃO INFANTIL

No período da manhã, as diretoras e educadoras das creches participaram de oficinas formativas temáticas, de acordo com suas turmas: Etapas I e II - “O desenho e seus desdobramentos”; Maternal I - “Educação Infantil e Saúde Bucal: sorrisos que crescem”, ministrada pela odontopediatra, Isabelle Rodrigues Freire Ramos; Maternal II - “Materiais estruturados e suas possibilidades”; Berçário I - “Afetividade e estimulação sensório motora na primeira infância: bases para o desenvolvimento integral da criança”; Berçário II – “Quando a linguagem precede, a aprendizagem acontece: o valor da estimulação na escola”, ministrada pela fonoaudióloga, Maira Anelli. No período da tarde, as educadoras fizeram planejamento e organização de materiais em suas salas e unidades escolares.

Já os professores das Emeis estiveram reunidos para conhecer e discutir sobre o novo material pedagógico da Educação Infantil, oferecido pelo Governo do Estado de São Paulo e que será utilizado no próximo ano.


ENSINO FUNDAMENTAL

Com relação aos professores e coordenadores do Ensino Fundamental, eles participaram da formação continuada do Programa “Alfabetiza Juntos SP”, que propôs estudos, reflexões e discussão em grupos sobre os dois temas do Módulo V: “Gêneros textuais nas práticas de leitura nos Anos Iniciais” e “Resolução de Problemas do Campo Aditivo”.

Já os professores de Arte e Hora do Conto participaram da Oficina “Introdução ao Ensino das Quatro Linguagens Artísticas (Artes Visuais, Música, Teatro e Dança), ministrada em parceria com o Senac.

E por fim, os professores de Educação Física e Hora da Brincadeira participaram da Oficina “Os Jogos Cooperativos e o Desenvolvimento Socioemocional”, também ministrada em parceria com o Senac. (*) Secom – PMP



JOVEM PAN PENÁPOLIS

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.