COLÉGIO FUTURO - Horizontal topo

Formatura para visita técnica do Comando Militar no Tiro de Guerra de Penápolis

Cidade

Foram feitas as verificações das apresentações individuais dos atiradores

Tenente coronel Wernek, durante verificações das apresentações individuais dos atiradores

Tenente coronel Wernek, durante verificações das apresentações individuais dos atiradores. Foto: Gilson Ramos

JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL MEIO DA NOTÍCIA

A tropa formada por monitores, atiradores e fanfarra do Tiro de Guerra 02-027 de Penápolis, esteve reunida nesta quarta-feira (17), para a formatura de recepção ao Chefe da Comitiva da visita de orientação técnica da 2ª Região Militar e de sua comitiva.

O ato ocorreu no início da manhã. O serviço militar, que é uma escola de cidadania e civismo, recepcionou ao tenente coronel Wernek (Leonardo Wernek Vieira), que é Coronel de Arma de Artilharia, e do 3º sargento Andrades.

Antes da formatura e inspeção, a autoridade militar foi recebida pelo chefe de instrução do TG, sargento Rutilho; prefeito e diretor da unidade Caíque Rossi (PSD); coronel da reserva e secretário municipal, Daniel Rodrigueiro; capitão da reserva do Exército, Cláudio de Souza dos Santos, que é chefe do Serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho; vereador Paulo Henrique Sanches, representando a Câmara; Aniele Dias, professora do curso de empreendedorismo do Sebrae-SP, e pelo voluntário Maurício Pavan.

O INTERIOR também foi convidado e esteve representado por seu jornalista e editor. A cerimônia teve início com a entrada da tropa no pátio de formaturas. O romper da marcha os atiradores cantaram a canção “Soldados a Cavalaria” com música do Sargento Luiz Evaristo Bastos. Posteriormente, ocorreu apresentação da tropa pelo Monitor Chamarelli, comandante de Pelotão, o mesmo que posteriormente comandou o desfile da tropa.

Em suas palavras de saudação, sargento Rutilho agradeceu todo apoio recebido da Prefeitura para a sequência do trabalho e aos amigos que ele diz ter feito na cidade. Ele desejou que a estadia do tenente coronel Wernek fosse profícua. Já o oficial da 2ª RM agradeceu ao prefeito pelo apoio à instituição, citando que a primeira impressão é sempre a que fica.

“Mesmo já tendo passado pelo Tiro de Guerra de Penápolis, fico muito contente com a vibração e toda a infraestrutura que é oferecida para a prestação do serviço militar de nossos jovens”, disse. Ele justificou a representatividade do momento na visita técnica. Ressaltou que o TG faz parte e é da sociedade local, e que as instruções e valores cultivados são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade.

“A inspeção é para verificar a aprendizagem no período do ano de instrução, sendo importante para o desenvolvimento das aptidões dos atiradores. O que puder melhorar orientaremos, mas a impressão que tenho é extremamente positiva”, finalizou.

Ainda como ato, foram feitas as verificações das apresentações individuais dos atiradores, o canto da Canção do Exército e encerrando com o desfile da tropa. A comitiva após apresentação das atividades desenvolvidas promoveu visita às instalações. O Tiro de Guerra 02-027 tem turma única com 50 atiradores.


CONCEITO

Os Tiros de Guerra permitem, de forma criativa, inteligente e econômica, proporcionar a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem à Lei e de prestarem o Serviço Militar inicial.

Mais que o caráter obrigatório, essa modalidade de Serviço Militar configura um direito do cidadão em dar sua contribuição, ainda que modesta, para a defesa da Pátria, conciliando sua vida cotidiana com sua rotina de trabalho, estudo e convívio familiar.

Essa parceria, mais que vantajosa para os três entes - Exército, Poder Executivo Municipal e Cidadão -, tem se mostrado, ao longo de décadas, um instrumento de educação e de civilidade nos mais distantes rincões do Território Nacional, sendo que os TG passaram a ser conhecidos pela sociedade brasileira como verdadeiras “Escolas de Civismo e Cidadania”.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.