Formatura para visita técnica do Comando Militar no Tiro de Guerra de Penápolis
Cidade
Foram feitas as verificações das apresentações individuais dos atiradores
Gilson Ramos 18/08/2022A tropa formada por monitores, atiradores e fanfarra do Tiro de Guerra 02-027 de Penápolis, esteve reunida nesta quarta-feira (17), para a formatura de recepção ao Chefe da Comitiva da visita de orientação técnica da 2ª Região Militar e de sua comitiva.
O ato ocorreu no início da manhã. O serviço militar, que é uma escola de cidadania e civismo, recepcionou ao tenente coronel Wernek (Leonardo Wernek Vieira), que é Coronel de Arma de Artilharia, e do 3º sargento Andrades.
Antes da formatura e inspeção, a autoridade militar foi recebida pelo chefe de instrução do TG, sargento Rutilho; prefeito e diretor da unidade Caíque Rossi (PSD); coronel da reserva e secretário municipal, Daniel Rodrigueiro; capitão da reserva do Exército, Cláudio de Souza dos Santos, que é chefe do Serviço da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho; vereador Paulo Henrique Sanches, representando a Câmara; Aniele Dias, professora do curso de empreendedorismo do Sebrae-SP, e pelo voluntário Maurício Pavan.
O INTERIOR também foi convidado e esteve representado por seu jornalista e editor. A cerimônia teve início com a entrada da tropa no pátio de formaturas. O romper da marcha os atiradores cantaram a canção “Soldados a Cavalaria” com música do Sargento Luiz Evaristo Bastos. Posteriormente, ocorreu apresentação da tropa pelo Monitor Chamarelli, comandante de Pelotão, o mesmo que posteriormente comandou o desfile da tropa.
Em suas palavras de saudação, sargento Rutilho agradeceu todo apoio recebido da Prefeitura para a sequência do trabalho e aos amigos que ele diz ter feito na cidade. Ele desejou que a estadia do tenente coronel Wernek fosse profícua. Já o oficial da 2ª RM agradeceu ao prefeito pelo apoio à instituição, citando que a primeira impressão é sempre a que fica.
“Mesmo já tendo passado pelo Tiro de Guerra de Penápolis, fico muito contente com a vibração e toda a infraestrutura que é oferecida para a prestação do serviço militar de nossos jovens”, disse. Ele justificou a representatividade do momento na visita técnica. Ressaltou que o TG faz parte e é da sociedade local, e que as instruções e valores cultivados são fundamentais para o desenvolvimento da sociedade.
“A inspeção é para verificar a aprendizagem no período do ano de instrução, sendo importante para o desenvolvimento das aptidões dos atiradores. O que puder melhorar orientaremos, mas a impressão que tenho é extremamente positiva”, finalizou.
Ainda como ato, foram feitas as verificações das apresentações individuais dos atiradores, o canto da Canção do Exército e encerrando com o desfile da tropa. A comitiva após apresentação das atividades desenvolvidas promoveu visita às instalações. O Tiro de Guerra 02-027 tem turma única com 50 atiradores.
CONCEITO
Os Tiros de Guerra permitem, de forma criativa, inteligente e econômica, proporcionar a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem à Lei e de prestarem o Serviço Militar inicial.
Mais que o caráter obrigatório, essa modalidade de Serviço Militar configura um direito do cidadão em dar sua contribuição, ainda que modesta, para a defesa da Pátria, conciliando sua vida cotidiana com sua rotina de trabalho, estudo e convívio familiar.
Essa parceria, mais que vantajosa para os três entes - Exército, Poder Executivo Municipal e Cidadão -, tem se mostrado, ao longo de décadas, um instrumento de educação e de civilidade nos mais distantes rincões do Território Nacional, sendo que os TG passaram a ser conhecidos pela sociedade brasileira como verdadeiras “Escolas de Civismo e Cidadania”.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.