FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 1 HORIZONTAL TOPO

Fórum infanto juvenil promove debate sobre saneamento e desenvolvimento sustentável

Cidade

Público-alvo foi alunos do 8º ano ao 2º colegial do ensino médio

Adolescentes elaboraram propostas para maior eficiência do saneamento básico

Adolescentes elaboraram propostas para maior eficiência do saneamento básico. Foto: Divulgação

JOVEM PAN PENÁPOLIS

No último dia 15, ocorreu o 5º Fórum Infanto Juvenil com o tema “Daep + 40: Planejando Saneamento Básico e o Desenvolvimento Sustentável”. O evento teve como público-alvo alunos do 8º ano ao 2º colegial do ensino médio, compreendendo a faixa etária entre 13 a 16 anos.

O fórum foi realizado no CEA (Centro de Educação Ambiental) do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), contando com a participação de diversas escolas estaduais, entre elas, Prof.ª Yone Dias de Aguiar, Prof.ª Joana Helena, Prof.ª Ester Eunice de Oliveira, Luíza Maria Bernardes Nory, PEI Dr. Carlos Sampaio Filho, Professor João Teixeira Sampaio, Adelino Peters e Sesi.

A coordenadora do CEA, Fernanda Marin Campachi, explicou aos participantes sobre a importância do evento, que é realizado a cada dois anos, oferecendo a oportunidade de os adolescentes elaborarem propostas para maior eficiência do saneamento básico.


PANORAMA

O presidente do Daep, Carlos Alberto Bachiega, apresentou um panorama atual do saneamento em Penápolis, destacando as ações realizadas, em andamento e as que ainda precisam ser implementadas para promover a salubridade do ambiente.

Essa explanação teve como objetivo conscientizar os alunos, professores e coordenadores participantes sobre a importância de sua contribuição na elaboração de propostas para o saneamento básico na cidade.

Para promover integração e descontração entre os participantes, o secretário de Cultura, Lucas Casella, realizou um show musical durante o evento. Além disso, foi realizada uma eleição para compor o Conselho Mirim, na qual os estudantes interessados se candidataram e apresentaram suas propostas.

Todos os participantes puderam escolher seus representantes, estimulando assim o protagonismo juvenil e o exercício da cidadania. Os três Conselheiros Mirins e três suplentes eleitos, atuarão junto à equipe do CEA na elaboração e desenvolvimento de eventos, ações e projetos ambientais nas escolas e na comunidade.


PROTAGONISMO

O objetivo principal do fórum foi fomentar nos alunos o desenvolvimento de suas potencialidades, visando à mudança de comportamento frente às questões ambientais e colaborando para a construção de uma sociedade crítica, participativa e de um ambiente saudável.

Também foi estimulado o protagonismo juvenil, por meio do desenvolvimento de projetos e ações nas escolas e na comunidade, visando à melhoria do saneamento ambiental na cidade. O evento contou com a participação do prefeito Caíque Rossi, que destacou a importância da participação dos jovens como agentes de mudança que moldarão o futuro de Penápolis.

A realização foi possível graças ao Daep, por meio do CEA, em parceria com a Prefeitura. Contou com o apoio da Diretoria de Ensino, Secretaria Municipal de Cultura e do Programa Município Verde Azul. (*) Com informações da A/I do Daep



FERREIRA ENGENHARIA BANNER ROTATIVO 2 HORIZONTAL TOPO

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.