FPF traça novo protocolo para convencer MP a liberar volta do Paulistão
Esportes
Documento é ainda mais rígido em tentativa para derrubar suspensão de jogos em SP
Da Redação 29/03/2021A FPF (Federação Paulista de Futebol) produziu um novo e mais rígido protocolo para realização de jogos em mais uma tentativa de convencer o Ministério Público de que é seguro disputar o Campeonato Paulista em São Paulo neste momento. A intenção foi debatida na manhã desta segunda-feira (29), em reunião virtual com os clubes da Série A1.
O novo documento, assinado pelos médicos da comissão médica da FPF e dos 16 clubes do torneio, inclui um corte radical no número de pessoas envolvidas em cada partida, além da apresentação de um novo modelo de “bolha” para manter atletas e comissões técnicas sob monitoramento constante. A FPF entregaria o protocolo ao Ministério Público ainda hoje.
Uma versão com mais restrições do que a que foi utilizada até março já foi entregue ao MP neste mês, numa primeira rodada de negociações feita quando o governo de João Doria (PSDB) determinou a paralisação do campeonato no início deste mês. Ele previa a redução de jogos no período de fase emergencial, um sistema de “bolha” para as partidas, ampliação no número de testes e redução de 70% no número de pessoas trabalhando nos estádios.
As medidas não foram aceitas pelo MP, que manteve a recomendação de suspensão dos eventos esportivos. O Campeonato Paulista está impedido de realizar partidas em São Paulo por causa de um decreto do governo estadual que endureceu medidas de restrição para tentar conter a pandemia da Covid-19, em seu momento mais crítico no país. A determinação suspende a realização de eventos esportivos no estado desde o dia 15 de março. Na semana passada, foi ampliada até o dia 11 de abril. Nesse período, a FPF tentou negociar com o governador e com o Ministério Público estadual, que apoia a decisão, mas sem sucesso.
Dois jogos foram realizados no Rio de Janeiro, em cidades onde não há restrição, na semana passada: Mirassol e Corinthians e São Bento e Palmeiras. Outras partidas chegaram a ser cogitadas em outros estados, mas as negociações com as cidades foram barradas por decisões locais. Originalmente, o Campeonato Paulista estava previsto para terminar em 23 de maio. (*) Com informações do Globoesporte
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.