JARDIM DO LAGO 6 NOVO HORIZONTAL TOPO

Frei Haroldo Beneti chega ao Santuário para assumir paróquia dos frades franciscanos

Religião

Frei Haroldo é penapolense e já atuou na paróquia há mais de 25 anos

Frei Haroldo retorna a Penápolis após 28 anos de sua ordenação no Santuário

Frei Haroldo retorna a Penápolis após 28 anos de sua ordenação no Santuário. Foto: Gilson Ramos

COLÉGIO FUTURO - Horizontal meio da noticia

Já está em Penápolis desde o início da semana o novo Pároco e Reitor do Santuário São Francisco de Assis, o frei Haroldo José Beneti, que é penapolense e já atuou na paróquia há mais de 25 anos. Ele vem transferido da fraternidade de Dracena.

Frei Haroldo irá suceder a frei Gerson da Silva Mercês que estava pároco desde junho do ano passado. Devido a necessidade de transferências dentro da Província dos Frades Menores Capuchinhos de São Paulo, frei Gerson estará assumindo a partir de dezembro o Convento Santa Clara, em Taubaté, como Guardião e formador dos pós-noviços. Em sua passagem por Penápolis conquistou a todos pela sua disponibilidade, atenção, acolhimento e zelo pastoral. Assumiu a retomada das atividades religiosas presenciais com segurança em tempos de pandemia de Covid-19.

A Província recebeu pedido da Ordem para assumir a presença Capuchinha no Chile, além dos seus compromissos com a formação e a missão. Essa nova atribuição necessitou de transferências entre as fraternidades.


TRAJETÓRIA

Aos 64 anos, frei Haroldo viveu sua infância e juventude no bairro rural do Scardovelli. É o segundo filho de uma família de sete irmãos; seus pais ainda estão vivos, e moram com um de seus irmãos.

A vocação religiosa se deu pelo contato com os freis, que eram os únicos na região, morando em Penápolis mais evangelizando todas as cidades da comarca, e zona rural.

Frei Haroldo entrou para o Seminário dos Freis em 3 de setembro de 1985, aos 26 anos. Sua Ordenação Presbiteral aconteceu no dia 1º de Maio de 1993, no Santuário São Francisco, em Penápolis, onde iniciou o seu ministério sacerdotal, cuidando dos aspirantes à vida religiosa. Ficou três anos na cidade, quando era Pároco frei Alonso Pires. Nestes 25 anos passou por diversas fraternidades, exercendo o seu ofício.

Em Piracicaba permaneceu 6 anos trabalhando com os postulantes à vida religiosa. Depois foi para Taubaté permanecente 3 anos. Na fraternidade de Santos residiu por 6 anos, seguidos por mais 3 anos na Serra de São Pedro, 2 anos em Cândido Mota, 1 ano em Birigui, depois sua primeira experiência de Pároco em Cândido Mota, passado mais recentemente pela cidade de Dracena, antes do convite para assumir a paróquia de Penápolis.


GRATIDÃO

Frei Haroldo disse que recebeu com muita gratidão o convite do Provincial, frei Arcanjo, para assumir a Paróquia. “Nossa vida é missionária, estamos à serviço da Ordem, da Província, e do Reino de Deus. Pelo que representa o Santuário de Penápolis na minha vida e vocação, sendo aqui onde me ordenei e iniciei o sacerdócio, acaba vindo naturalmente o desejo de um dia retornar. Na verdade não esperava que fosse de pároco. Nestas necessidades da Província, inicialmente eu iria para Botucatu. Mas recebi com muita alegria o convite e aqui estou para servir” – disse.

Os primeiros momentos são de conhecer a atual dimensão da paróquia, recebendo toda a atenção de frei Gerson, que está dando ciência de como caminha a comunidade de fé. Frei Haroldo pretende se reunir com as lideranças das comunidades, movimentos e pastorais para saber a realidade de cada um, e traçar metas em conjunto, dando continuidade ao trabalho de seu antecessor.

A Missa Solene de Posse de Pároco e Reitor, presidida pelo bispo diocesano Dom Francisco Carlos da Silva, será neste domingo (28), às 19h30.



FERREIRA ENGENHARIA Horizontal topo

Comentários

Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.