Frei Haroldo José Beneti recebe título de Cidadão Penapolense
Cidade
Religioso é reitor pároco do Santuário da Paróquia São Francisco de Assis
Da Redação 27/09/2025
Frei Haroldo José Beneti recebeu título de Cidadão Penapolense através do vereador Ivan Sammarco. Foto: Imagem/Câmara
Num reconhecimento ao seu notável trabalho em várias ações através da igreja católica, o reitor e pároco da Paróquia do Santuário São Francisco de Assis, Frei Haroldo José Beneti, recebeu sexta-feira, dia 26, o título de Cidadão Penapolense através da Câmara Municipal, em cerimônia que homenageou também com a Medalha Centenária, a senhora Maria Candida Virgilio Galli.
A honraria foi proposta e entregue pelo vereador Ivan Sammarco (NOVO). “É difícil mensurar a grandeza de sua contribuição para o povo penapolense. São inúmeras as histórias de vidas transformadas por sua escuta atenta, por sua oração sincera e por seu testemunho de vida cristã. Sua atuação ultrapassa os limites da Igreja e alcança o coração da cidade”, disse Ivan Sammarco.
A cerimônia, conduzida pelo presidente da Câmara Municipal, Carlos Alberto Feltrin (MDB), teve a participação especial do bispo da Diocese de Lins, Dom João Gilberto de Moura e do 2⁰ conselheiro provincial frei Alonso Aparecido Pires.
VIDA
Filho de Sebastião Domingos Benetti e de Tereza Martos Navarro Benetti, Haroldo José Beneti nasceu dia 14 de outubro de 1957 no bairro rural Scardoveli, em Glicério, sendo registrado no município de Braúna. Tem seis irmãos, Luiz Carlos, Ataíde, Dimas, Sebastião Sérgio, Márcia Elisa e Bruno. Ainda criança começou a trabalhar na lavoura de café.
Desde sua infância, criou vínculo com Penápolis, influenciado especialmente por seu avô Santo Beneti, que morava e trabalhava no Santuário São Francisco de Assis.
Desde menor de idade passou a se engajar com atividades ligadas à igreja católica, quando desperta sua vocação religiosa. Em 3 de fevereiro de 1985 ingressa no Seminário Seráfico São Fidélis em Piracicaba.
Com conclusão do curso de Teologia pela PUC de Campinas, fez sua Profissão Solene no dia 23 de agosto de 1992, e seu Diaconato em 28 de novembro do mesmo ano. Em 10 de janeiro de 1993 chega a Penápolis e exerce o serviço de diácono no cuidado dos Aspirantes no Santuário São Francisco de Assis.
Teve sua ordenação como sacerdote em 01 de maio de 1993 e permaneceu 3 anos com trabalho em Penápolis. Em seguida atuou em diversas outras cidades, retornando em 2021 à “Terra de Maria Chica”, onde torna-se reitor pároco do Santuário da Paróquia São Francisco de Assis e se mantém na função.
Comentários
Atenção: Os comentários feitos pelos leitores não representam a opinião do jornal ou do autor do artigo.